Equipes do Centro de Apreensão são instruídas sobre doenças transmitidas por equinos

Serviços Urbanos
04/08/2023 15h50

Explicações e orientações pertinentes aos cuidados com os equinos marcaram a manhã desta sexta-feira, 4, para as equipes do Centro de Apreensão de Animais da Prefeitura de Aracaju. Na ocasião, os 32 trabalhadores que atuam na unidade, administrada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), participaram de uma palestra cujo objetivo esteve pautado em abordar doenças que podem ser adquiridas no manuseio dos cavalos resgatados diariamente. 

As orientações foram ministradas pelos profissionais do setor ligados à medicina veterinária, os quais trouxeram as principais situações que podem acarretar em contaminação, incluindo informações sobre a febre maculosa, doença ocasionada pela bactéria do gênero Rickettsia e transmitida pela picada do carrapato.
 
Além das instruções para os momentos de tratos com os equinos, também foi reforçado a utilização dos equipamentos de proteção individual disponibilizados aos profissionais, além de novas medidas que passarão a ser adotadas para intensificar os trabalhos preventivos. 


 “Há cerca de três meses, a Emsurb iniciou estudos para evitar a contaminação pela febre maculosa e também por outras doenças que podem surgir por meio do contato com esses animais. As ações vão englobar a distribuição de repelentes, pulverização dos ambientes e do veículo utilizado nas apreensões, assim como a entrega de álcool e luvas. Vale ressaltar que todos os animais que estão hoje no Centro já foram vacinados contra carrapatos", explica o coordenador do Centro de Apreensão, Isael Freitas Santos. 

De acordo com o setor, ligado à Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) da Emsurb, sete em cada dez animais resgatados pelas equipes apresentam desde ferimentos leves até casos mais graves, como infecções e fraturas expostas.
 
Dentre as orientações repassadas, o médico veterinário do Centro de Apreensão, Iardlei Santa Rita, pontua que as equipes são instruídas sempre a verificar os ambientes, as roupas, certificando-se da presença de algum carrapato. "Na questão da vestimenta, a recomendação também é para que sejam usadas camisas compridas e com cores claras”, comenta. 

O presidente da empresa municipal, Bruno Moraes, lembra que as recomendações ampliam a segurança ainda para os amigos e familiares desses profissionais. “A Emsurb toma sempre todas as providências para evitar qualquer tipo de contaminação e orientar esses trabalhadores faz parte desse trabalho preventivo, que protege também suas famílias, ou até mesmo animais domésticos, de qualquer tipo de contaminação”, ressalta o gestor.