Ações da Semed são destaques em II Workshop da Educação do TCE/SE

Educação
07/08/2023 19h04

Nesta segunda-feira, 7, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) foi destaque no II Workshop de Educação: Boas Práticas para uma Educação Transformadora, evento organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), visando discutir os desafios da gestão pública mediante inovações do ramo educacional.

Convidado para compor o painel “Efetividade das Boas Práticas”, o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, apresentou as ações positivas colocadas em prática para recuperar e reforçar a educação do município no período pós-pandemia. Também participaram do painel o deputado federal por Sergipe, Thiago de Joaldo; o prefeito de Coruripe (AL), Marcelo Beltrão; e o prefeito de Campo do Brito (SE), Marcelo Moade.

Com a apresentação “Gestão educacional baseada em evidências: processos de recomposição da aprendizagem na Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju (2022-2023)”, inicialmente, o secretário destacou o padrão estabelecido nas 79 unidades escolares para lidar com os efeitos da pandemia de covid-19, que impactou duramente a esfera educacional.

Foram expostas as bases decisórias para implementação de uma política de rede com foco na recomposição da aprendizagem, como a adoção de modelo de gestão, com a análise de dados educacionais a partir de perspectivas diacrônicas, sincrônicas e pancrônicas. Para a explicação, foram ressaltados os elementos da política educacional do município de Aracaju, como as avaliações diagnósticas e de proficiência leitora; o programa Educaju; a formação continuada com foco nas necessidades da rede; o reforço escolar dirigido; o aperfeiçoamento do Sistema de Gerenciamento de Dados Acadêmicos - Siged e a criação do SIMA-Aju.

Durante sua exposição, o secretário Ricardo Abreu explicou os passos dados pela Semed até os dias atuais com a força-tarefa de nivelar a alfabetização dos estudantes da rede e analisou as projeções futuras das ações executadas. De acordo com o gestor, a análise possibilita projetar para o final de 2023 e de 2024 a antecipação de três anos nos compromissos assumidos com os Governos Federal e Estadual e entregará para a sociedade aracajuana, ao término de 2023, 100% das crianças que concluirão o 2° ano do Ensino Fundamental devidamente alfabetizadas.

“A Semed apresentou aquilo que tem sido motivo de muita honra e orgulho para nós, que é o trabalho de uma rede que tem se unido coletivamente pelo bem das nossas crianças e adolescentes. Aracaju veio apresentar no painel Efetividade das Boas Práticas o seu trabalho na recomposição da aprendizagem dos estudantes em 2022 e 2023, período posterior à pandemia. E, nesse sentido, apresentamos como a rede vem implementando políticas de recomposição de aprendizagem para garantir que 100% dos estudantes que terminem o segundo ano do Ensino Fundamental estejam devidamente alfabetizados. Hoje foi um momento de muita alegria porque nós pudemos aprender com as boas práticas de outros municípios, pudemos ouvir autoridades do Governo Federal e entender um pouco sobre a articulação entre diversas políticas e como ela impacta nos municípios.”, conclui.

Workshop

O II Workshop de Educação: Boas Práticas para uma Educação Transformadora, ocorre entre os dias 7 e 8 de agosto e é organizado pelo TCE/SE, com o apoio do Pacto pela Educação Sergipana, ATRICON, AMPCON, CNPTC, CNPGC, ABRACOM e IRB. O objetivo é fomentar a discussão sobre os desafios da gestão pública decorrentes das inovações em diversos temas relacionados a educação, sistematizando os princípios de boa governança. O evento está sendo realizado no auditório do TCE.