Prefeitura oferta cursos formativos a cuidadores de creche da rede municipal

Educação
08/08/2023 12h46

Cuidar com qualidade das crianças que fazem parte da rede municipal de ensino da capital sergipana é um dos eixos focais da Prefeitura de Aracaju. Nesse sentido, por meio da Secretaria da Educação (Semed), além de estrutura física adequada, alimentação rica em nutrientes e materiais que auxiliam o desenvolvimento infantil, o município oferta, constantemente, cursos formativos para os profissionais que atuam na modalidade, a exemplo da Formação de Cuidadores da Educação Infantil, que está sendo realizada no auditório Antônio Vieira Neto, de 7 a 10 de agosto.

O curso é promovido pela Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf) e pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe), e tem como tema 'Atendimento em Creche que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças'. Cerca de 360 cuidadores da rede estão participando da capacitação. Integrantes do Projeto Pense, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS), atuam como colaboradores.

Coordenadora da Coeinf, Núbia Lira explica que os cuidadores passam por formações semestralmente, sempre nos períodos de recesso das creches, para amenizar os desafios encontrados durante o dia a dia, sanar suas dúvidas e compartilhar experiências com outros profissionais. Diante deste trabalho, conforme explica a gestora, a programação de cursos formativos como este tem a proposta de aprimorar a prática cotidiana qualificada.

"Em parceria com o curso de Enfermagem, a gente trabalha a prevenção de acidentes e os primeiros socorros, com o intuito de prevenir situações como engasgos, machucados, ou saber como agir em casos de viroses, febres. Tudo isso está sendo orientado. Também estamos ofertando oficinas onde trabalhamos com os Critérios de Atendimento de Qualidade a Crianças, do Ministério da Educação (MEC) e o fortalecimento da identidade cultural na infância. Por exemplo, o direito a banho de sol todos os dias, como deve ser a hora do banho, a alimentação e o sono. Outros pontos também abordados são: como lidar com alunos que têm seletividade alimentar, a forma de falar com eles, os gestuais que expressamos cotidianamente, e etc", detalha Núbia.

A programação do curso conta com a palestra de tema 'As Nossas Crianças têm Direito a Cuidados de Primeiros Socorros', ministrada por profissionais da UFS, e com as seguintes oficinas: 'Do Direito à Brincadeira ao Direito ao Contato com a Natureza', 'Do Direito à Higiene e à Saúde ao Direito ao Movimento em Espaços Amplos' e 'Do direito à Proteção, ao Afeto e à Amizade, ao Direito a Desenvolver sua Identidade Cultural, Racial e Religiosa', dirigidas por técnicas da Coeinf.

Cuidadora na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr Fernando José Guedes Fontes, localizada no bairro América, Damares Campos afirma que apesar de participar dos cursos promovidos pela Semed constantemente, sempre há novidades, com temáticas que auxiliam na prática do seu trabalho. Segundo ela, as formações lhe disponibilizam aprendizados que levará para a vida.

"Cada curso da Coeinf que participo me oferta aprendizados diferentes, que se mostram muito importantes para nós, que lidamos com as crianças no dia a dia. Muitas delas passam mais tempo conosco, cuidadoras, do que com os paizinhos delas. Algo que me chamou muito a atenção desta vez foi a questão da nossa relação de afeto com os alunos, do acolhimento, em como é fundamental a interação saudável entre nós, e entre eles e seus coleguinhas. Tudo isso nos faz criar uma confiança mútua entre a escola e os pais. Por isso, sou apaixonada pelo que faço e fico radiante em poder exercer meu trabalho no convívio com eles", explana Damares.

Na Emei Dom Avelar Brandão Vilela, do bairro Olaria, Dalva Cristina Mendonça atua há cinco anos. Formada em Pedagogia, ela diz que opta por estar como cuidadora porque é apaixonada pelo que faz. De acordo com ela, os cursos a ajudam a lidar com as crianças em variados aspectos e, após a finalização deles, sempre aplica o que tem aprendido com as palestras e formações, no dia a dia escolar.

"A gente aprende muito aqui. É bastante produtivo e maravilhoso poder participar. Há situações, por exemplo, em que achamos que estamos agindo da forma mais correta com as crianças que trabalhamos, e nas oficinas passamos a enxergar outras possibilidades, mudando nossa maneira de agir. Percebo que isso enriquece minha forma de atuar como cuidadora e transforma até o comportamento das crianças. Até mesmo as famílias, que acompanham o nosso trabalho, vêm e comentam que os meninos estão se desenvolvendo e que temos muito carinho por eles", explana Dalva.