Semed oferta curso de primeiros socorros a gestores escolares e servidores

Educação
10/08/2023 15h30

A fim de capacitar os profissionais da rede sobre como agir em situações de emergência, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou uma formação em primeiros socorros para as equipes diretivas das escolas e servidores da pasta. O curso ocorreu na manhã desta quinta-feira, 10, no Auditório Antônio Vieira Neto, no bairro Siqueira Campos, e foi ministrado pela enfermeira Viviane Gomes, do Centro Médico do Trabalhador.

A formação, promovida pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada (Ceafe), contou com a presença de gestores escolares, secretários das unidades de ensino e técnicos dos diversos departamentos da Semed. Neste ano letivo de 2023, a Educação de Aracaju está ofertando cursos com essa temática a outros grupos de profissionais da rede, a exemplo dos que trabalham diretamente com a educação infantil e motoristas e monitores do transporte escolar.

Diretor do Ceafe, Willams dos Santos afirma que o curso faz com que todas as unidades de ensino municipais, e também os servidores técnicos, estejam preparados para situações de intercorrência.

"São fatos que podem acontecer no dia a dia. A gente que lida diretamente com pessoas tem que estar preparado para poder atuar neste sentido e oferecer esta formação é extremamente importante, principalmente, neste retorno das aulas. A perspectiva é que, através do Programa Horas de Estudos, os professores dos anos finais também participem deste tipo de capacitação",explica.

Willams destaca que a atividade foi positiva e gerou bastante engajamento por parte dos presentes. "Percebemos uma interação bem interessante entre a plateia com a pessoa que está aqui, fazendo a formação. Eles tiram as dúvidas e comentam sobre acontecimentos do cotidiano e daquilo que faz parte inconsciente coletivo como sendo algo correto a ser feito. Por exemplo, a utilização de equipamentos ou de como improvisar no âmbito da escola sem a possibilidade de agravar as situações", explana.

Secretário escolar no Centro Social São Francisco, no bairro Cidade Nova, Etevaldo de Oliveira diz que participar do curso é necessário para saber agir da forma correta em situações adversas.
 
"Quando houver ocorrências difíceis, vamos saber como agir e estar preparados para tomar as providências, aprimorando ainda mais o nosso trabalho e nos fazendo ficar atentos ao que pode acontecer. Também pude conhecer novas possibilidades de socorro. Coisas em que, até então, achava que o proceder estava correto, e aqui vejo que já há novas práticas que nos oferecem mais segurança", conta Etevaldo.

Como diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, Silvia Falcão concorda que a formação é de extrema importância para que a gestão escolar saiba agir diante do inesperado.
 
"A gente, que atua nas unidades de ensino, precisa estar a par dos procedimentos necessários para a prestação de socorro na hora do desespero. As manobras abordadas aqui, saber como agir quando há sangramento ou se houver uma parada cardíaca, por exemplo, são fundamentais para aumentar a probabilidade de soluções", pontua a gestora escolar.