Dia D contra Leishmaniose testou 50 cães e vacinou 155 animais com vacina antirrábica

Saúde
11/08/2023 16h21

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta sexta-feira, 11, o Dia D contra a Leishmaniose, na UBS Anália Pina, no conjunto Almirante Tamandaré, bairro Santos Dumont. A programação está inserida na Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, que aconteceu de 7 a 11 de agosto.

Durante a ação, foram realizados 50 testes de Leishmaniose, dos quais três apresentaram reagentes e foram encaminhados para a confirmação do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), e 47 testes negativos. Receberam a vacina antirrábica 155 animais, sendo 53 gatos e 102 cachorros.

Para a secretaria da Saúde, Waneska Barboza, a ação possibilita efetuar uma busca ativa de animais contaminados. “É extremamente importante que a população com animal de estimação tenha consciência no que diz respeito à vacinação e aproveite essas oportunidades, sobretudo para realizar a coleta do teste rápido de leishmaniose. É dessa forma que realizamos a busca ativa de animais contaminados para fazermos a orientação correta e o controle da doença em nosso município”, destacou a gestora.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju (CCZ), Marina Sena, quem não conseguiu comparecer ao Dia D para fazer o teste rápido de Leishmaniose pode ligar para o CCZ e agendar uma consulta com o médico veterinário.

“Hoje tivemos o Dia D contra a Leishmaniose, ação em que disponibilizamos a coleta de sangue de cães para o teste rápido e vacinação antirrábica. As pessoas que ainda tiverem interesse em realizar o exame em seus animais podem ligar para agendar uma consulta com o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, através do número 3179 3564. Nessa consulta, o veterinário vai avaliar o cachorro e realizar a coleta, em caso positivo nós encaminhamos ao Lacen para confirmar a positividade ou não a partir do exame sorológico”, explicou Marina Sena.

A leishmaniose é uma doença parasitária infecciosa não contagiosa, causada pelo protozoário Leishmania chagasi e transmitida através da picada de flebotomíneos infectados. Tem como fonte de infecção os reservatórios; no ambiente urbano, o principal é o cão, e no ambiente silvestre, as raposas, podendo se manifestar de duas formas: a Leishmaniose Tegumentar ou Cutânea e a Leishmaniose Visceral ou Calazar.

O mecânico Jorge de Jesuscompareceu à UBS Anália Pina assim que recebeu o comunicado da agente de saúde da região. “É muito importante a comunicação feita pelos agentes de saúde para que a gente venha até a UBS vacinar nossos bichinhos. Eu acho louvável essa atitude dos nossos governantes para evitar problemas futuros porque sabemos que a leishmaniose contamina o ser humano também”, disse.

A vendedora de acarajé Eliana Santa Rosa também marcou presença no Dia D contra a Leishmaniose. Para ela, que perdeu um animal de estimação recentemente, manter a vacinação em dia garante a prevenção a diversas doenças.

“Eu trouxe a minha cachorrinha Luna para se vacinar contra a raiva, aproveitei e fiz o teste rápido de leishmaniose que deu negativo. É muito importante vacinar e fazer os exames dos nossos animais, essa semana eu perdi uma cachorra, então precisamos nos prevenir e manter todas as vacinas atualizadas”, concluiu.