Prefeito Edvaldo autoriza início da construção da praça Antônio Newton Menezes, no Jabotiana

Agência Aracaju de Notícias
11/08/2023 19h38

Uma obra bastante aguardada pelos moradores do bairro Jabotiana foi autorizada nesta sexta-feira, 11, pelo prefeito Edvaldo Nogueira. O gestor assinou ordem de serviço para início da construção da praça Antônio Newton Menezes Porto, atendendo a um sonho antigo da população que ansiava por um local estruturado para desfrutar de momentos de lazer. Fruto de um investimento de R$ 2,5 milhões, o equipamento será erguido com recursos do financiamento conquistado pela Prefeitura junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). A área ganhará parque infantil, equipamentos de ginástica ao ar livre, espaço pet, paisagismo e iluminação de led.

"É uma grande alegria estar aqui, neste momento, que foi tão desejado pelos moradores desta comunidade. Essa praça já estava no nosso planejamento e caprichamos no projeto. Investiremos cerca de 2,5 milhões de reais para que toda essa área seja transformada em um ambiente adequado, seguro e que possibilitará aos moradores praticarem atividade física e desfrutarem de momentos felizes. Será uma praça completa, com brinquedos, aparelhos de ginástica, bancos, mesas, espaço pet, iluminação de led, espaço para food trucks e muito mais. Costumo dizer que as praças são espaços que abraçam os cidadãos que moram no seu entorno e com essa não será diferente. Tenho certeza de que as crianças, adultos, idosos, todos irão usufruir", destacou o prefeito.

Ao autorizar a obra, Edvaldo lembrou também que a construção da praça representa o cumprimento de um compromisso que foi firmado por ele com a comunidade. "Quando passei por aqui, na campanha para a minha reeleição, me comprometi com os moradores que faríamos a obra. Quando conseguimos os recursos para executar o programa "Construindo para o Futuro", a partir do financiamento com o BID, fizemos questão de incluir o projeto na lista e hoje estamos, enfim, concretizando. É um sonho dos moradores, mas é, também, o meu, pessoal e como gestor, pois simboliza a minha gratidão a cada morador que confiou em mim", frisou.

Representante da comunidade, o presidente do conselho comunitário do residencial Celuta Porto, Edmundo de Almeida, agradeceu ao prefeito pela realização da obra. "É um sonho de muitos anos que se realiza. Estamos em festa, comemorando muito mesmo porque lutamos por essa obra. Esse residencial possui quinze condomínios, uma população extensa e não tínhamos um espaço de lazer público. Esse será o primeiro, efetivamente, e estamos muito felizes e agradecidos", afirmou.

O mesmo sentimento foi expressado por Denise Marques, que mora no bairro há quatro anos. "Essa área fica em frente ao condomínio que eu moro e desde que cheguei aqui, sonho com uma praça neste local. O prefeito já havia nos dito que faria e sempre confiei na sua palavra. Hoje, com o início da obra, estou mais perto de ver esse sonho acontecer. Será um privilégio abrir a minha janela e ver essa linda praça, todos os dias", comemorou.

Estrutura completa

Para a construção da nova praça, que ocupará uma área de 17,4 mil metros quadrados, serão empreendidos, ao todo, R$ 2.559.894,15. A área será equipada com passeios em concreto, bancos e mesas, pergolado, espaço pet, parque infantil com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência, além de equipamentos de ginástica. Também será dotada de estacionamento, paisagismo e luminárias com a tecnologia de LED.

Além disso, o local ganhará um espaço destinado para food trucks, com a finalidade de estimular o comércio na região. "Dos projetos que estamos executando, essa será a praça com maior volume de recursos aplicados porque ela possui, praticamente , o dobro de área das demais. Ela será bem diferente de um equipamento convencional, uma vez que constarão elementos bem especiais, assim como outras praças que foram erguidas através deste programa com o BID. Além disso, uma parte dela será destinada para os food trucks e terá muito verde, pois preservaremos todas as árvores que o local possui e ainda plantaremos mais. Será um belo e importante espaço de lazer", detalhou o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari Vargas.

Acompanharam o ato o senador Laércio Oliveira, os vereadores pastor Eduardo Lima e pastor Diego, secretários municipais e moradores da região.