Assistência Social de Aracaju realiza visita técnica a equipamento socioassistencial em Salvador

Assistência Social e Cidadania
14/08/2023 17h23

Com o objetivo de conhecer novos projetos para uma possível implantação junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na capital sergipana, uma equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju visitou nesta segunda-feira, 14, a sede do Espaço de Cidadania do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em Salvador (BA).

A visita aconteceu após uma reunião entre a equipe da Assistência Social e a diretoria do CIEE Aracaju, na qual foi apresentado o trabalho e a possibilidade de parceria para a implantação do projeto em Aracaju.

“É um espaço que proporciona aos adolescentes em situação de vulnerabilidade direcionamentos e ensinamentos em várias áreas, inclusive no mundo do trabalho que é o que o nosso SCFV ainda não tem. É uma proposta muito boa do CIEE para trabalhar esses meninos e meninas, na qual eles vêm numa perspectiva de preparar esses adolescentes para o mundo do trabalho. O espaço é muito organizado, muito lúdico, muito pensado para os jovens e adolescentes. A metodologia de trabalho, a parte pedagógica é interessante e muito bem estruturada e nos dá uma luz para que a gente possa melhorar o nosso serviço de convivência e inovar”, destaca a secretária Simone Santana.

Na visita realizada na capital baiana, a secretária e os coordenadores das Proteções Sociais Básica (PSB), Catharina Menezes, e Especial (PSE), Edilberto Filho, conheceram o espaço e a metodologia de trabalho desenvolvido através da execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “A implantação do projeto em Aracaju precisa ser pensada, estruturada, levada para os técnicos da ponta para ser discutido. Achamos muito interessante essa metodologia do CIEE e voltamos com a perspectiva de avaliação do projeto para Aracaju”, conclui a secretária.

O Espaço de Cidadania funciona como um SCFV, ofertando serviços de ações socioassistenciais que contribuem para a permanência dos jovens no ambiente escolar e os preparam para o mercado do trabalho. Do âmbito da Proteção Social Básica, o espaço garante o convívio comunitário, o acolhimento, a prevenção e o combate a riscos sociais.

“Fomos recebidos pela supervisora do CIEE Bahia e pela coordenadora do Espaço de Cidadania, que nos explicaram como é desenvolvido o trabalho no local. São 30 jovens pela manhã e 30 jovens pela tarde participando de percursos formativos, direitos humanos, cidadania, autoimagem e por fim formação para o mercado de trabalho. A duração desse ciclo dura seis meses e ao fim eles são encaminhados para estágios e vagas de jovem aprendiz, através da intermediação do CIEE junto a empresas privadas”, explica a coordenadora da Proteção Social Básica de Aracaju, Catharina Menezes.

Sobre o Espaço de Cidadania
Os Espaços de Cidadania são locais de acolhimento socioassistencial espalhados por diversos estados do Brasil, que contam com equipe multidisciplinar, atendendo adolescentes de 15 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social, encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) ou outros serviços da política de assistência social da região.