Jornada Pedagógica reflete sobre os desafios da Educação de Jovens e Adultos

Educação
15/08/2023 14h37

Durante os dias 14 e 15 de agosto, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promove a Jornada Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a temática “Dos Desafios às Práticas Educativas”.

Realizado pelo Departamento de Educação Básica (DEB), por meio da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (Coeja), e pelo o Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe), o encontro tem como um dos objetivos principais apresentar os materiais didáticos que serão utilizados pelos alunos e professores da modalidade no segundo semestre de 2023.

O adiamento do reinício das aulas da EJA para a quarta-feira, 16, foi uma medida pensada pelos departamentos responsáveis para promover a participação efetiva do público-alvo na Jornada, que são os diretores, coordenadores pedagógicos e professores de escolas que ofertam a modalidade.  

A Jornada, realizada no auditório Antônio Vieira da Silva Neto, no bairro Siqueira Campos, com cerca de 260 participantes, tem a participação do grupo Eureka e conta com oficinas, análises e observações de representantes da Educação. A programação também conta com palestra da professora doutora Márcia Alves de Carvalho Machado, professora da graduação e da pós-graduação da Faculdade São Luís de França.

Presente na Jornada, o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, descreve a EJA como uma garantia de cidadania. "Aracaju tem a EJA como uma modalidade estratégica, que visa garantir a alfabetização de jovens e adultos com a conclusão do ciclo do ensino fundamental para aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de estar nos bancos escolares no momento certo. Então, é com muita alegria e com muito entusiasmo que nós estamos acompanhando a formação continuada desses profissionais que são verdadeiros heróis e heroínas da nossa cidade, garantindo cidadania para aracajuanos que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade correta”, declara o secretário.

De acordo com o gestor, assim como ocorreu na segunda-feira (14) com as equipes escolares da educação infantil e do ensino fundamental, que foram acolhidas na retomada do semestre letivo, os estudantes e os nossos professores da EJA também estão sendo acolhidos na Jornada Pedagógica. "Este é um momento em que nos juntamos aos nossos profissionais, discutindo os rumos da EJA no nosso município", destaca Ricardo.

Diretor do DEB, Evilson Nunes ressalta que a EJA, tal qual o ensino fundamental, também conta com uma força-tarefa de recomposição da aprendizagem dos jovens e adultos que foram afetados pela pandemia. Ele explica que, com o retorno do ensino presencial, assim como aconteceu nas outras modalidades, para EJA também foi preciso todo um processo de redimensionamento de várias ações no Departamento de Educação Básica, "inclusive, na reorganização do setor e no acompanhamento das escolas durante o período noturno".

"Isso é algo que conseguimos este ano e assim conseguimos construir uma realidade em que regularmente temos técnicos da Secretaria permanentemente na escola dialogando com todos os professores, com as famílias, com os gestores, mantendo uma relação de parceria para a construção de um projeto de reerguimento da rede municipal após o período que vivenciamos na pandemia”, explica.

Conforme a coordenadora da EJA, Sueli bispo, a Semed busca disponibilizar para o professor toda a ferramenta que o profissional necessita para fazer bem o seu trabalho, pois a pasta trabalha com foco na excelência do ensino ofertado.

"Então, a Jornada Pedagógica tem alguns propósitos, em que o primeiro é juntar os professores, já que há muito tempo a gente não fazia um evento para os docentes dessa modalidade. O segundo é trazer essa oportunidade de conversar sobre as práticas pedagógicas de uma modalidade que atende um público muito específico, com particularidades da idade, do reencontro com os estudos, com a prática de estudar e do aprender. Já o terceiro propósito é apresentar um material didático de qualidade, que foi escolhido prezando pela qualidade pedagógica, pela linguagem adequada e, inclusive, até pela estética adequada para os alunos dessa modalidade, que precisa ter um material que atraia o olhar desse aluno específico”, avalia.

Professor da EJA na Emef Laonte Gama da Silva, Francisco Silva de Azevedo declara que um dos maiores desafios da modalidade é manter o incentivo aos alunos. Nesse sentido, destaca ele, torna-se válida qualquer tentativa de fazer com que o professor venha se qualificar cada vez mais, "principalmente com a situação de recomposição educacional que estamos vivenciando", frisa.

"E um dos maiores desafios na EJA é a questão do incentivo a esses alunos, porque muitos chegam de jornada de trabalho, cansados, muitos já passaram por certos problemas familiares e outros que tem muitos anos que pararam de estudar e estão retornando. Portanto, esse recomeço é muito difícil, porque é desafiador para nós professores tentar levantar o ânimo e a autoestima desse pessoal”, reflete.