Aracaju participa de encontro de gestores da assistência social do Nordeste

Assistência Social e Cidadania
16/08/2023 15h31

Com o objetivo de discutir propostas para o fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e debater formas de eliminar a fome e a pobreza no Brasil, gestores e trabalhadores da assistência social participaram do 23º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) da região Nordeste. A Prefeitura de Aracaju foi representada por uma equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social, que participou do evento cuja programação teve início na segunda-feira, 14, e foi concluída nesta quarta-feira, 16, em Salvador/BA.
 
Realizado no Centro de Convenções da capital baiana, o evento, que reuniu mais de 1.300 participantes dos nove estados do Nordeste, teve como tema geral "Caminhos para a Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social no Brasil: O Desafio Coletivo na Eliminação da Fome e da Pobreza". A programação contou com a conferência de abertura - “Ampliar a Proteção Social e Fortalecer a Democracia” -, doze oficinas de capacitação e seis painéis simultâneos com assuntos relacionados ao fortalecimento do Suas.
 
“É um encontro muito importante para a política de Assistência Social que passa por um momento de reconstrução, de discussão em seus diversos temas e de fortalecimento do Suas. É muito importante ver a retomada das discussões, precisamos de uma política efetivamente fortalecida pelo Governo Federal para que na ponta, nos municípios, possamos ofertar uma política pública de qualidade, que atenda as necessidades e garanta os direitos da população em situação de vulnerabilidade social”, destaca a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana.

Além da secretária, os coordenadores das Proteções Sociais Básica (PSB), Catharina Menezes, e Especial (PSE), Edilberto Filho, participaram do evento. Os gestores participaram de painéis temáticos e oficinas, a exemplo das intituladas "Novas estratégias no trabalho social no Paif e no Paefi" e "Trabalho com coletivos e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a integração do Paif e Paefi".
 
"Foram debates muito ricos, cada município, cada estado trazendo a sua perspectiva. Participamos ainda da oficina de vigilância socioassistencial e a integração com o Cadastro Único. É sempre muito bom participar desse tipo de discussão sobre diagnósticos, planejamentos, porque política pública só se faz com planejamento, análise de dados e essa integração com o Cadastro Único, que é nosso grande banco de dados da Assistência Social, traz um retrato das nossas famílias em situação de vulnerabilidade. Tem sido muito bom participar desses momentos", conta a coordenadora Catharina Menezes.

Para Edilberto Filho, participar do Coengemas Nordeste possibilita que gestores e técnicos da política da assistência social tenham contato com o mais alto nível de conhecimento e possam se apropriar de metodologias inovadoras que funcionem dentro dos municípios.

“É um momento de reflexão da prática, de ajustes de teorias para que possamos aplicar e implementar uma metodologia de trabalho que se adapte de forma mais conceitual e aplicável possível. Momentos como esse permitem transformar o nosso fazer a partir de vários olhares, de uma construção coletiva, com a qual podemos ter contato com diversas realidades e essas realidades transformar o nosso fazer. Um momento de pensar na melhoria dos serviços que impactam positivamente o nosso demandatário da política pública", pontua o coordenador da PSE.