Prefeitura se une ao TRT em mutirão para atender população em situação de rua

Saúde
17/08/2023 14h33

Com o objetivo de possibilitar o acesso à educação em saúde, testagens rápidas, vacinação contra influenza e orientação sobre saúde bucal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), se uniu ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 20ª Região para realizar, nesta quinta-feira, 17, o 1º PopRuaJud, mutirão de atendimento a pessoas em situação de rua, na Paróquia São Pedro Pescador, no Bairro Industrial.

Essa força-tarefa, que contou com instituições e órgãos federais e estaduais e objetivou atender 500 pessoas que vivem em situação de rua na capital sergipana, disponibilizou a esse público serviços essenciais ao exercício pleno da cidadania e à dignidade da pessoa humana, a exemplo de emissão de carteira de identidade, documentos de cartório e alimentação.

A Saúde de Aracaju levou os serviços do Consultório na Rua e do Projeto de Redução de Danos (PRD) em uma ação intersetorial e de parceria, com o intuito de garantir a saúde e os direitos da população em situação de rua.

“Nossa equipe do PRD está ofertando um serviço de educação em saúde, trabalhando na perspectiva de diminuir os danos sociais provenientes do uso prejudicial de álcool e outras drogas ou mesmo de outras demandas, como as de saúde sexual. Realizamos rodas de conversas, abordando as questões e o desejo de diminuir, reduzir, substituir, parar parcialmente ou totalmente o uso de alguma droga”, explica a gerente do PRD, Jayane Trindade.

Conforme a coordenadora do Consultório na Rua, Manuela Britto, a equipe do serviço tem o olhar humanizado, "sendo o caminho de vinculação das pessoas em situação de rua para os equipamentos da rede de saúde do município". "Hoje estamos realizando vacinação, testagem rápida, curativos e orientação à saúde bucal, com a entrega de kits higiênicos”, pontua.

Aprovação da população
Para Gilvan dos Santos a ação foi maravilhosa. “Tomei a vacina que faltava, realizei testes, fiz minha identidade e ainda fui orientado pela dentista em relação à minha saúde bucal. Isso tudo em um só lugar”, disse. Já para Jéssica da Silva, este tipo de serviço é muito importante. “Tem que ter sempre. Agilizei tanta coisa e fui muito bem tratada por todos”, falou.

Segundo Fabiano Castro, essa ação foi uma grande oportunidade. “Todos que estão aqui precisam de algum serviço. No meu caso, me acidentei e necessitava fazer um curativo. Depois de feito, ainda consegui me vacinar e tirar documentos. Só agradecer, tudo rápido e fácil”, elogiou.