Perimetral Oeste: comunidade do entorno da obra discute sobre Tarifa Social de Energia

Agência Aracaju de Notícias
17/08/2023 21h11

Em mais uma edição do “Recibo, Café e Bolo”, ação mensal realizada pelo Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste para acompanhamento das famílias que estão em moradia provisória, moradores do eixo de intervenção da obra beneficiários do reassentamento e residentes no entorno da obra participaram de uma roda de conversa sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Soledade nesta quinta-feira, 18.

O encontro também serviu para a assinatura do recibo mensal do bônus-moradia e para o estímulo à convivência comunitária, segundo conta Aline Gonçalo, assistente social do Escritório de Atendimento à Comunidade. “Além de facilitar a assinatura do recibo do bônus, esse encontro mensal que realizamos incentiva a interação entre pessoas que serão futuramente vizinhas, quando receberem suas casas no conjunto habitacional Lamarão, e traz informações importantes sobre o acesso a direitos e benefícios sociais”, explica Aline. 

Representantes da Energisa foram convidados para conversar com os moradores e explicar os critérios para a solicitação do benefício. “Através desse cadastro, vocês poderão ter até 65% de desconto na sua conta de energia elétrica. Têm direito à tarifa social aqueles consumidores que possuem o Cadastro Único atualizado, quilombolas, indígenas e beneficiários do BPC. Basta entrar em contato com a Energisa”, disse a representante da concessionária, Luanda Gois, aos moradores presentes, que aproveitaram para tirar suas dúvidas sobre este e outros assuntos. 

“Foi ótima a reunião para conhecer mais da Tarifa Social. Eu conhecia, mas não muito, então pude tirar minhas dúvidas. Achei muito interessante”, comentou Maria Cristina Santos. Também para a moradora Edgleide Nascimento, a tarde foi muito proveitosa.  

“Gostei muito de saber sobre detalhes da Tarifa Social e para saber mais nossos direitos, que às vezes a gente nem faz ideia que tem”, disse. Para ela, o encontro também foi positivo no sentido de permitir a interação com outros moradores. “É a primeira vez que conheço meus vizinhos e acho importante ter esse espaço pra saber quem são e como será meu dia a dia a partir da mudança”, acrescentou. 

Assim como outros moradores, Edgleide aproveitou para fazer sua inscrição nos Cursos de Capacitação que serão ofertados pelo Trabalho Técnico Social. “Também me inscrevi no curso de comida de boteco para aprimorar minhas habilidades culinárias, que era um desejo que eu já tinha”, comentou Edgleide.
 
As pré-inscrições seguem abertas para nove opções de cursos. Basta acessar o link https://shorturl.at/bcEUX e preencher o formulário. O preenchimento das vagas terá como prioridade as famílias residentes nos bairros que serão cruzados pela Perimetral Oeste: Bugio, Jardim Centenário, Soledade, Santos Dumont e Lamarão