Aracaju já vacinou mais 70% das crianças e adolescentes com a 1ª dose contra covid-19

Saúde
18/08/2023 15h27

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já vacinou 121.732 crianças e adolescentes, o que equivale a 70,6% da população esperada com idade entre 6 meses a 17 anos, com a primeira dose da vacina contra a covid-19, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas escolas e nos três shoppings da capital (RioMar, Jardins e Aracaju Parque), onde a vacinação é ofertada somente para as pessoas acima de 5 anos de idade.

“Reforçamos que apenas 33,71% das crianças de 6 meses a 5 anos se vacinaram com a primeira dose contra covid; 85,32% das que têm entre 5 e 11 anos já estão vacinadas, bem como 85,98% do público com idade de 12 a 17 anos. Assim, conclamamos que os responsáveis e pais busquem os nossos locais de vacinação, com documento com foto e cartão de vacina e garantam essa proteção. Todas as ações são estratégias para a ampliação da cobertura vacinal e para que a população, atualizem o esquema vacinal e protejam à saúde”, explica a coordenadora de imunização de Aracaju, Larissa Ribeiro.

Iinfluenza

Segundo Larissa, cerca 42.934 crianças e adolescentes tomaram a vacina contra a influenza. “Seguimos vacinando até zerar o estoque. A Organização Mundial da Saúde [OMS] reforça que os casos de Influenza podem variar de quadros leves a graves e também podem levar ao óbito. Por isso, conclamamos a população a se vacinar. A vacina garante minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença”, enfatiza.

Ponto de vacinação

Em toda a capital há pontos de vacinação, seja nas UBSs, algumas funcionam até a noite para receber as pessoas que não podem frequentá-las durante o dia, e nos shoppings, cujos pontos, inclusive, funcionam aos sábados, das 10h às 16h.

A vacina contra covid-19 está disponível nas UBSs de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para todas as idades e a bivalente, a partir de 12 anos. Quatro UBSs funcionam em horário estendido até às 18h: Augusto Franco, Marx de Carvalho, Francisco Fonseca e Onésimo Pinto. Nos shoppings, a vacinação acontece de segunda a sábado, das 10h às 16h, para pessoas a partir de cinco anos. Para receber a vacina, basta apresentar documento com foto e cartão de vacina para receber o imunizante.

Já a vacina contra influenza segue disponível nas 45 UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Entre estas, 18 Unidades estão com o horário estendido, até às 18h, são elas: Antônio Alves, Augusto Franco, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby Filho, Onésimo Pinto, Fernando Sampaio e Geraldo Magela.  E nos três shoppings da capital, a vacinação é ofertada somente para as pessoas acima de 5 anos de idade, de segunda a sábado, das 10h às 16h.

Vacinação nas escolas
De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) da SMS, Aline Guimarães, a imunização nas escolas faz parte das estratégias da Secretaria Municipal da Saúde para ampliar a cobertura vacinal e incentivar a atualização dos cartões de vacina, facilitando ainda mais o acesso para as pessoas da comunidade escolar.

“Levamos o imunizante até os alunos, de forma segura, facilitando para os pais ou responsáveis. Para esta vacinação, é necessário o termo de autorização assinado pelo responsável, cartão de vacina e documento da criança. Já funcionários, pais e professores, para receber as vacinas, devem apresentar documento de identificação e cartão de vacina”, orienta.

O cronograma segue sendo realizado nas Escolas Estaduais. Na segunda-feira, 21, será a vez da Estadual Poeta Garcia Rosa, no Distrito Industrial;  e do Colégio Estadual 8 de Julho, no bairro Ponto Novo. Já na terça, 22, o serviço chega à Escola Estadual Nelson Mandela, no bairro Salgado Filho; e à Escola Estadual Professora Myriam de Oliveira Santos Melo, no bairro 13 de Julho.

Na quarta-feira, 23, será a vez do Colégio Lar da Criança, no bairro Jardim Centenário, e da Escola Estadual Desembargador João Bosco de Andrade Lima, no bairro Bugio. Na quinta, 24, a ação acontecerá no Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa e na Escola Estadual José de Alencar Cardoso, ambos no bairro Bugio. A programação da semana será encerrada na sexta-feira, 25, na Escola Maria Márcia de Oliveira Moraes, no Bugio, e na Escola Estadual Olimpia Bittencourt, no bairro Santos Dumont.