II Encontro Literário reúne escritores, perfis literários e amantes de livros

Cultura
19/08/2023 17h53

Os amantes de livros puderam trocaram experiências, conheceram e construiram novas histórias neste sábado, 19, no II Encontro Literário, uma iniciativa da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) em parceria com páginas oficiais literárias sergipanas, realizada na Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira.

O evento teve por objetivo reunir escritores, amantes de livros e páginas literárias para compartilhar experiências e promover diálogos sobre seus escritos. Foi possível ouvir oito escritores sergipanos e suas contribuições literárias, conhecer novas obras, além de participar de sorteios e coffe break.

Segundo a coordenadora da Biblioteca Ivone de Menezes, Verônica Cardoso, o evento possibilita que pessoas que já têm io costume de ler, conheçam e usufruam o espaço da Biblioteca. "Aqui tentamos aproximar a comunidade com esse espaço de leitura, de aprendizado, com eventos que eles possam reconhecer como disseminador de conhecimento, explica Verônica.

Junto à Funcaju, o evento contou com a organização de cinco leitores que viram no Encontro Literário a chance de trocas de vivências, por meio da leitura. Entre eles está o escritor Andrey Oliveira, que explica a necessidade de ter mais locais de trocas voltadas ao mundo dos livros.

“É muito importantante estarmos aqui, não só porque o evento está se transformando em um local de fomento à cultura literária, mas também pelo local acolhedor que é a Biblioteca Ivone de Menezes, que também abraça nossos projetos”, comenta.

Além de Andrey Oliveira, a equipe organizadora é formada por Hanna Feitosa, do perfil literário Florer Livrear; Raíssa Sousa, do perfil Meu Hobby Leitura; e as escritoras Letícia Monalisa Andrade e Mayara Melo.
Uma das escritoras presente na mesa de bate-papo foi Thiarlley Valadares, autora de livros que têm como protagonistas mulheres negras.

"Ter esse espaço da Biblioteca é importante, porque o processo da leitura é solitário e poder compartilhar isso com mais pessoas é muito bom", diz a escritora.

O poeta e jornalista Pedro Bomba mostrou-se satisfeito com o encontro. "Fico muito feliz, é importante ter um evento de literatura em Aracaju, feito por jovens leitores e escritores, mas com presença de várias faixas etárias e vários gêneros, como o romance, a poesia. Poder mostrar meu trabalho para um público diferente e também aprender com eles", comenta.