Zoonoses na Comunidade: ação será realizada no Bairro América na próxima sexta, 25

Saúde
22/08/2023 16h16

Na próxima sexta-feira, 25, das 9h às 12h, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dará continuidade às ações do Zoonoses na Comunidade, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaldo Barbosa, localizada no bairro América.

Durante a ação, serão disponibilizados exames de leishmaniose visceral canina e coletores para exame de esquistossomose, exposição de animais sinantrópicos e distribuição de brindes para os animais, além de palestras e entrega de panfletos.

“Sabemos da importância dos cuidados que devemos ter com os animais domésticos. Por essa razão, o Zoonoses na Comunidade acontecerá toda semana, sempre às sextas-feiras, em uma UBS diferente. Nesta sexta, estaremos em frente à UBS Joaldo Barbosa e na outra semana, nas proximidades da UBS Adel Nunes, ambas no Bairro América”, destaca a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena.

Dentre os pontos de atenção do Zoonoses na Comunidade, a leishmaniose é uma doença parasitária infecciosa que os profissionais estarão testando nos cachorros, através da coleta sanguínea. Trata-se de uma doença não contagiosa, causada pelo protozoário Leishmania chagasi e transmitida através da picada de flebotomíneos infectados. Tem como fonte de infecção os reservatórios - no ambiente urbano o principal é o cão, e no ambiente silvestre, as raposas -, podendo se manifestar de duas formas: a Leishmaniose Tegumentar ou Cutânea e a Leishmaniose Visceral ou Calazar.

Os animais chamados de sinantrópicos, por sua vez, são indesejáveis por poderem transmitir doenças, inutilizar alimentos ou sujar as residências, a exemplo de ratos, pombos, baratas, mosquitos, cupins, escorpiões, aranhas, caramujos, formigas, vespas, morcegos, entre outros. Desta forma, os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses farão a exposição desses animais a fim de orientar como fazer o manejo ambiental para impedir o aparecimento nas residências.