Servidores do Centro Administrativo participam de curso sobre primeiros socorros

Planejamento e Orçamento
23/08/2023 17h18

Capacitar os servidores sobre os procedimentos a serem adotados mediante uma emergência, seja na jornada de trabalho ou no cotidiano de cada um. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Aracaju realizou na tarde desta quarta-feira, 23, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos (sede do Executivo), o curso de noções básicas de primeiros socorros. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) em parceria  com o Centro Médico do Trabalhador (CMT).

O secretário da Seplog, Augusto Fábio Oliveira, explicou que a atividade faz parte de um projeto amplo, voltado para a saúde e bem-estar dos trabalhadores municipais. “Através do Centro Médico do Trabalhador, realizamos pela primeira vez os exames periódicos com os servidores da Prefeitura, buscando acompanhar e entender como está a saúde de cada um e, dessa forma, encontrar meios de melhorar a qualidade de vida das pessoas dentro da administração”, pontuou.

Augusto Fábio também revelou que está em fase de desenvolvimento um importante projeto de acolhimento voltado para a saúde mental dos servidores. “Essa é uma visão humana da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Gerir não é apenas pensar em resultados, mas também cuidar do que temos de mais importante, que são os nossos colaboradores”, disse.

Responsável por ministrar o curso, a enfermeira intensivista Viviane Gomes apresentou teorias e práticas sobre como proceder em situações que necessitem de ações de primeiros socorros. “Quando a gente fala de primeiros socorros, a gente fala em salvar vidas. E isso é um grande impacto na vida de qualquer pessoa, em qualquer ambiente, e é por isso que treinamentos como esse são importantes, pois são práticas simples e que qualquer pessoa pode fazer”.

“Hoje, a gente mostrou os principais quadros de emergência clínica que são a parada cardiorespiratória e a manobra de desengasgo, por exemplo, que podem acontecer em qualquer local e com qualquer pessoa”, disse Viviane ao enaltecer a parceria entre a Seplog e a Prefeitura de Aracaju que, segundo ela, “são primordiais para o servidor público e para a sociedade em geral”, disse.

De acordo a coordenadora geral de Gestão de Pessoal da Seplog e responsável pela organização do curso, Carolyne Stéfany Almeida, saber agir diante de uma situação de emergência "é de suma relevância em nosso cotidiano", seja no trabalho ou em qualquer outro ambiente. "E foi neste sentido que a gente aderiu ao curso como forma de agregar conhecimento e bem-estar aos nossos servidores”, explicou.

Para o social media da Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), Marco Adolfo Oliveira, a iniciativa foi de suma importância. “Cuidar do servidor também faz parte das diretrizes da gestão municipal. O curso é interessante para que estejamos preparados para alguma eventualidade no ambiente de trabalho”, declarou.

Já para a estagiária da Perícia Médica, Ellen Monalisa da Silva, o curso foi de vital importância para orientar sobre os procedimentos a serem adotados a chegada de profissionais para o devido atendimento emergencial. "Além disso, serviu para agregar conhecimentos, haja vista eu estar cursando Enfermagem”, destacou.