Escola de Artes Valdice Teles realiza oficina de Videoclipe com Baixo Orçamento

Cultura
24/08/2023 12h56

Por intermédio da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) está capacitando realizadores audiovisuais na Oficina de Videoclipes com Baixo Orçamento

O curso, ministrado pelo diretor audiovisual Luan Allen, é realizado no Centro Cultural de Aracaju, com duas aulas semanais por turma, no período de um mês, com o objetivo de capacitar os participantes quantos aos custos de produção.

Lançado como oferta adicional ao edital da Escola de Arte para o período de 2023.2, a oficina oferece a realizadores da arte sergipana e demais interessados, que não possuem acesso aos recursos que envolvem as grandes produções audiovisuais, a oportunidade de aprender técnicas e conceitos para produzir os seus próprios videoclipes.

A realização da oficina também inaugura a inclusão do Audiovisual entre as linguagens artísticas ministradas na Escola de Artes Valdice Teles, visando ampliar o acesso à teoria e prática desse produto, bem como oferecer capacitação para a elaboração de projetos para leis de fomento, a exemplo da Lei Paulo Gustavo.

Para o oficineiro Luan Allen, a oficina tem o importante compromisso de facilitar e ampliar a produção de audiovisual para que ela não fique centrada entre poucos profissionais.

“O meio audiovisual realmente é bem caro, desde os equipamentos até a formação de equipes. Mas a gente também consegue, com os recursos que temos, fazer muito videoclipe interessante, bonito, que consegue comunicar e divulgar a música dos artistas, passando as suas mensagens”, afirma Luan.

Realizador audiovisual há cerca de sete anos, Luan Allen possui uma vasta produção nesse campo. Seu trabalho abarca desde a produção de videoclipes, feitos com uma variedade de artistas sergipanos, até a produção documental, a exemplo do trabalho feito para a National Geographic. Oriundo da periferia aracajuana, ele também é realizador de produções coletivas de videoclipes de baixo orçamento para artistas periféricos.

Para esta oficina, a Funcaju abriu 20 vagas, distribuídas entre os turnos da manhã – de 8h às 12h30 –  e da tarde – das 13h30 às 18h, todas às terças e quartas-feiras. Para ter direito ao certificado é necessário o comparecimento de 75% nas aulas durante o período. O aluno que faltar acima de 25% nas aulas durante o período, será automaticamente desligado da oficina.