Café com Teatro realiza o último encontro da programação especial em homenagem a Valdice Teles

Cultura
25/08/2023 19h12

A Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), administrada pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou nesta sexta-feira, 25, o último encontro do mês de agosto do projeto Café com Teatro, que durante esse mês teve como temática especial a comemoração dos 18 anos da escola e homenagem à atriz que empresta o seu nome à escola, Valdice Teles. 

O encontro desta semana contou com a presença do professor e doutor em Teatro, Lindolfo Amaral, com a palestra ‘A Presença de Valdice Teles’. A palestra discursou sobre o início da vida artística de Valdice Teles, a atuação da atriz no Grupo Imbuaça, o qual Lindolfo Amaral é um dos diretores. Tânia Maria abriu o evento com uma apresentação musical ao lado dos oficineiros Gleidionaldo Santos e Marcos Antônio Sobral, com a canção original do espetáculo Desvalidos, o qual Valdice Teles fez parte. 

O oficineiro e idealizador do projeto Café com Teatro, Raimundo Venâncio, conta que foi um mês especial de apresentações dedicadas à atriz que marcou a cena teatral sergipana. “Estamos chegando ao fim da programação em homenagem a Valdice Teles e foi um evento muito bacana e importante. Passamos o mês todo falando de Valdice, muita gente que frequenta a Escola não sabia quem era Valdice. Então, estimulamos o pessoal a ir visitar a exposição. O projeto trouxe essa oportunidade do pessoal conhecer a grande atriz que foi Valdice Teles”, conta.

O diretor do Imbuaça, Lindolfo Amaral, conta que é emocionante contar a história de Valdice Teles e explicou a importância da palestra para entender a história do teatro sergipano através da atuação de Valdice Teles e do trabalho desenvolvido pela atriz durante os 25 anos de atuação no Grupo Imbuaça. “Valdice entrou no Imbuaça em 1980 e permaneceu até o ano de 2005, ou seja, 25 anos trabalhando, mesmo após receber o diagnóstico da doença, ela não deixou de fazer teatro. Quando ela faleceu, estava no elenco de ‘Desvalidos’, espetáculo que montamos no ano de 2004 e faleceu em março de 2005. Então, a palestra fala um pouco da trajetória dela a partir do ano de 1980 até o último trabalho que ela fez, além de pontuar alguns momentos a partir de um roteiro fotográfico para falar sobre as questões iconográficas que vão aparecendo a partir das fotografias”, explica. 

Lindolfo destaca ainda que contar a história de Valdice é contar também parte da história do teatro sergipano. “Se eu falo de Valdice, eu estou trazendo a história para o presente. Quando conto o que ela fez e o trabalho que ela desenvolveu e construiu, conto, também, a história de como chegamos onde estamos hoje. Ela contribuiu e contribui enormemente com a história do Grupo Imbuaça”, finaliza.

Sobre o Café com Teatro
 
O Café com Teatro acontecerá em todas as sextas-feiras de 2023 na Escola Oficina de Artes Valdice Teles, às 16h, com entrada gratuita. A programação será divulgada semanalmente nas redes sociais da Funcaju – @funcaju e @evaldiceteles.