Escola de Artes Valdice Teles realiza workshop de dança com o bailarino Francisco Sidclei

Cultura
28/08/2023 16h39

A Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou nesta segunda-feira, dia 28, workshop de ballet clássico e dança moderna. As aulas especiais foram propostas pelo oficineiro Adriano Matos e ministradas pelo bailarino e professor Francisco Sidclei.

As aulas aconteceram no turno da manhã, para as turmas de ballet clássico da EOAVT, e no turno da tarde com as turmas de dança em geral. A proposta para a turma de Ballet Clássico foi voltada para o desenvolvimento do estímulo, postura, comportamentos e modos de porte nas aulas de ballet; buscando lapidar aquilo que as alunas já praticam nas aulas e desenvolvendo reconstrução muscular.

Na oficina de Dança Moderna, o foco foi desenvolver um trabalho baseado na técnica de Lester Horton, que foca no trabalho muscular voltado especificamente para a dança contemporânea atual. Além de realizar um bate-papo com os alunos, trazendo suas vivências enquanto professor de dança no Rio de Janeiro e seus trabalhos realizados na cidade, a aula proporcionou uma troca de conhecimentos artísticos e culturais.

O oficineiro Adriano Matos conta que é oficina representa um momento muito especial, por se tratar de um amigo de longa data, e muito proveitoso para os alunos que tiveram a oportunidade de participar das aulas.

“Eu e o professor Sidclei temos uma parceria e um vínculo de amizade de muitos anos. Como ele veio para Aracaju participar de um espetáculo, aproveitamos essa oportunidade para ele conhecer o trabalho que realizamos aqui na Escola de Artes, e para ter essa experiência com os alunos, que é um público diferente do que ele trabalha lá no Rio de Janeiro, então resolvemos montar essas duas oficinas especiais”, afirma.

O bailarino Francisco Sidclei destaca que trabalha com dança desde os 17 anos, mas começou a dançar desde muito cedo e se formou em ballet clássico nos anos 90, e a partir daí se mudou de Fortaleza para o Rio de Janeiro para se especializar na área da dança. “Para mim está sendo maravilhoso conhecer a Escola Oficina de Artes Valdice Teles, eu já tinha ouvido falar através do professor Adriano, mas nunca tinha chegado a conhecer a escola, então eu estou maravilhado”, conta.

“Eu fiz por três anos ‘O congresso brasileiro de Dança Moderna’, no estilo de Graham e Limón, depois disso comecei a buscar outras vertentes e técnicas e foi aí que conheci a técnica de Horton. Então eu desenvolvi durante seis meses essa técnica com a Adriana Hall e agora estou desenvolvendo esse trabalho e apresentando essa técnica para outras pessoas”, completa Francisco.

Para informações sobre a EOAVT basta acessar os perfis da Funcaju nas redes sociais  - @funcaju e @evaldiceteles, ou se dirigir à sede da escola, na rua Vila Cristina, bairro São José – a secretaria realiza atendimentos de 8h às 17h, pelo telefone (79) 3211-6913.