Prefeito Edvaldo acompanha transmissão do cargo de governador a presidente do TJSE

Agência Aracaju de Notícias
29/08/2023 19h30

O prefeito Edvaldo Nogueira, acompanhou, na tarde desta terça-feira, 29, a transmissão do cargo de governador do Estado ao presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima. O desembargador ocupará  a chefia do Executivo Estadual pelos próximos sete dias (até o dia 5 de setembro), período no qual o governador Fábio Mitidieri, o vice-governador Zezinho Sobral e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jeferson Andrade, estarão nos Estados Unidos, participando do Lide Brazil Development Forum. Edvaldo, que preside a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), também participará do evento na cidade norte-americana como palestrante de um dos painéis.

"Este é um momento importante e que fiz questão de participar. O governador Fábio Mitidieri, o vice-governador Zezinho Sobral e o presidente da Alese farão uma viagem para participar de um grande evento internacional, do qual também farei parte, como presidente da Frente Nacional de Prefeitos, e o nosso Estado será comandado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, o desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima. O desembargador tem feito um grande trabalho na presidência do TJ e tenho certeza de que, enquanto estiver como governador em exercício, dará continuidade às ações que têm sido executadas pelo governador Fábio Mitidieri com muita competência e efetividade", afirmou Edvaldo.

Ao acompanhar o ato, o gestor de Aracaju ressaltou ainda a relevância do evento que ocorrerá na cidade norte-americana do qual também participará. Edvaldo será um dos palestrantes do painel "Oportunidades de financiamento para infraestrutura e serviços públicos nos estados e municípios brasileiros". "Este debate que vai ocorrer em  Washington será fundamental. Diversos prefeitos de cidades do Brasil, governadores, políticos, instituições financeiras, a exemplo do BID, empresários e cientistas estarão reunidos para debater sobre o desenvolvimento do nosso país. Vamos tratar sobre diversos temas, entre eles como captar  recursos para estados e municípios neste momento tão importante da vida política brasileira.  Além disso, vamos buscar mais possibilidades de investimentos para que possamos fazer mais e melhor por Aracaju e por Sergipe, promovendo o desenvolvimento, o progresso, a distribuição de renda e a igualdade social", reiterou o prefeito.

Ao fazer a transmissão do cargo, o governador Fábio Mitidieri declarou que Sergipe estará em boas mãos durante a sua ausência. "É uma grande alegria tê-lo como governador em exercício, desembargador, seja pela deferência que temos pelo Tribunal, seja pela relação profícua e transparente que se estabeleceu entre o órgão e o Governo do Estado. Sempre encontramos as portas abertas para dialogar por Sergipe, respeitando a lei. Tenho certeza que sua gestão será breve, mas marcante. Vou estar em Washington, acompanhado do vice-governador e do presidente da Alese, buscando investimentos para o nosso estado, abrindo as portas do mundo para Sergipe, capitalizando ainda mais oportunidades para qualificar a nossa mão de obra, mas tenho certeza de que, enquanto estivermos distantes, nosso estado estará em boas mãos", assegurou o governador, agradecendo a presença do prefeito no ato de transmissão. "Quero agradecer a presença do prefeito Edvaldo e dizer que estaremos sempre juntos", afirmou.

Da mesma forma, o governador em exercício, desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, afirmou estar ciente da sua responsabilidade, e demonstrou disposição em conduzir o governo durante o curto período "da melhor forma". "Entendo da função institucional o porquê dessa substituição. Pela lei, na ausência do governador, vice e presidente da Alese, o presidente do TJ assume. Mas é, também, um gesto democrático. Há 29 anos meu pai tomou posse como governador nesta mesma condição. Hoje sou eu. Quero dizer que estarei pronto para devolver o nosso Estado com êxito, daqui há sete dias, com a certeza de que o senhor trará na mala novos investimentos para o nosso estado", declarou.

Missão

Durante a missão oficial, o governador e comitiva participarão do evento Lide Brazil Development Forum 2023, além de outras agendas, a exemplo de reuniões com diretores do Banco Mundial e com presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, para apresentação de potencialidades e demandas do estado.

"Vamos levar todo o nosso time para mostrar tudo o que Sergipe pode agregar em investimentos, inclusive aproveitando esse momento do petróleo, do gás, e todos os outros nossos potenciais. Vamos levar o nosso material em uma viagem curta, mas que será promissora. Teremos reuniões com o BID e com o Banco Mundial, uma agenda bilateral bem interessante para que a gente possa trazer investidores e abrir as portas de Sergipe para esse novo momento. Sabemos que, com o novo PAC, Sergipe será um dos estados que mais receberão investimentos no Brasil, serão R$ 136 bilhões, e a gente tem que mostrar ao mundo o que tem de diferente", completou o governador licenciado, Fábio Mitidieri.