Prefeitura realiza curso de manicure e pedicure para famílias do Recanto da Paz

Assistência Social e Cidadania
01/09/2023 16h21

A Prefeitura de Aracaju, com o objetivo de garantir a qualificação profissional para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade Recanto da Paz, no bairro Aeroporto, realizou, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS), na tarde desta sexta-feira, 1º, o encerramento do curso de Manicure e Pedicure para 20 mulheres moradoras da localidade.

O curso integra as ações do PTS, uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa Pró-Moradia, do Ministério do Desenvolvimento Regional, executado pela empresa Souza Carvalho Projetos Sociais, sob o acompanhamento da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Diretoria de Gestão Social da Habitação. O curso teve a duração de 40 horas e ensinou paras as participantes as técnicas de cutilagem, esmaltação, patologias, entre outros.

A coordenadora do PTS pela empresa Souza Carvalho, Cláudia Rezende, explica que o projeto que está sendo executado na comunidade prevê várias ações, entre elas cursos, palestras, oficinas e atividades culturais. Ela destaca que o curso teve 10 dias de duração e contou com a participação de 20 mulheres da comunidade.

“O aproveitamento do curso pra elas é de grande importância porque elas vão desenvolver junto com a habilidade que elas têm nessa área de manicure e pedicure. Algumas fizeram o curso de designer de sobrancelhas, que foi o curso anterior, e hoje elas vão aliar esses dois cursos e desenvolverem. A proposta é essa: gerar trabalho e renda. Com isso, a economia circula na própria comunidade. É um curso totalmente gratuito, o material todo fornecido pela empresa e elas vão poder se desenvolver na própria comunidade. A gente vê o empenho delas em meio às dificuldades e a gente só tem a agradecer e parabenizar cada uma delas”, diz a coordenadora.
 
De acordo com a instrutora do curso, Cleane Batista, foi uma oportunidade de desmistificar muitas teorias referentes à prática da profissão. Ela enfatiza que, com a qualificação, as mulheres da comunidade estão se tornando manicures de excelência. “Foi um período de troca maravilhosa. São meninas muito dedicadas, muitas mães, que deixaram seus filhos em casa para estarem aqui esses dez dias. Foi perfeito, elas aprenderam o passo a passo correto, o que pode e o que não pode, a parte de patologia, doença das unhas e o projeto delas é trabalhar pra elas mesmas”, destaca.
 
Mulheres empoderadas

A cabeleireira Fernanda de França, que também participou do curso de designer de sobrancelhas, diz que a área da beleza exige esse perfil e, apesar de já ter uma noção da profissão, precisava da segurança e do certificado de qualificação como manicure e pedicure. “Eu estava precisando muito dessa qualificação, mas não tinha condições de fazer e aí surgiu essa oportunidade aqui na comunidade de fazer o curso de graça e com tempo para aprender tudo que precisava. Eu gostei muito porque me trouxe a segurança que me faltava e conhecimento e agora, além de cabeleireira, vou poder oferecer mais serviços”, relata.

A estudante Marcilene Santos Silva diz que no início não se identificava com a área, mas logo depois das primeiras aulas, passou a gostar muito da profissão. "Concluo as aulas qualificada e poderei colocar no meu currículo, pois tenho um curso com certificado. O jeito que a professora começou a falar sobre como é a vida dela de manicure, como pintar e muitas outras coisas fizeram com que eu mudasse meu pensamento. Então, comecei a pesquisar na internet vários jeitos de pinturas de unha, aprendi como cutilar e várias outras técnicas de pintura”, conta orgulhosa.
 
A dona de casa Lidiane Santos enfatiza que seu principal propósito ao concluir mais um curso é ter sua independência financeira e poder trabalhar em casa, pois assim consegue continuar cuidando dos filhos. “Foi um curso muito bom onde eu consegui aprender e executar muitas coisas que eu não sabia, como tirar as cutículas e fazer a esmaltação e, através da professora e do ensinamento que ela passou para todas nós, estou conhecendo ainda mais sobre as técnicas para que mais tarde possa ser minha profissão e eu possa ter minha vida financeira independente”, frisa.