Prefeitura passa a monitorar casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya

Saúde
01/09/2023 16h36

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a partir desta sexta-feira, 1°, equipes do MonitorAju e da Vigilância Epidemiológica iniciam o monitoramento de pacientes com suspeita de dengue, zika e chikungunya, que foram notificados por estabelecimento de saúde e realizaram exame específico encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen).

A população deve ficar atenta aos números utilizados: durante a semana será o contato 3304 3534 e aos finais de semana e feriados, 98107 5020. A diretora de Vigilância em Saúde, Taise Cavalcante, explica que o monitoramento acontecerá todos os dias, inclusive à noite.

“O monitoramento será feito através do MonitorAju durante a semana, e aos finais de semana e feriados, pelo Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde da Vigilância Epidemiológica. As equipes irão ligar para monitorar os pacientes do primeiro ao sétimo dia dos sinais e sintomas dessas doenças, fazendo perguntas sobre sinais e sintomas, além de orientar sobre as doenças”, explicou Taise.

Os pacientes monitorados são aqueles que procuraram a unidade de saúde e foram notificados com suspeita de dengue, zika e chikungunya e, consequentemente, passaram pela coleta do exame. O objetivo é manter a assistência ao paciente enquanto aguarda o resultado do exame ser disponibilizado pelo Lacen. As equipes que realizarão o monitoramento são formadas por profissionais de saúde

“Esse é o período mais crítico para as arboviroses, principalmente a dengue, pois no terceiro ou quarto dia a doença pode apresentar complicações. Como uma forma de acompanhar esses pacientes antes que o resultado da doença seja disponibilizado, a Saúde de Aracaju vai ligar e efetuar as primeiras orientações para ensinar o paciente a como agir. Se observar que o paciente apresenta sinal de alarme ou alerta, ele será orientado para procurar uma unidade de saúde ou hospital para ser acompanhado por uma equipe médica”, relatou Taise Cavalcante.

Os pacientes com suspeita de dengue, zika e chikungunya serão notificados ao apresentar os principais sintomas das doenças, que são dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, inchaço nas mãos, pés e articulações e vermelhidão pelo corpo. Todos esses sinais e sintomas podem ser indicadores de diversas doenças e também podem ser uma arbovirose. Mudanças de sintomas podem ocorrer ao decorrer dos dias, momento em que deve ser informado ao profissional do MonitorAju.