Gestantes do projeto Bebê Luz participam de roda de conversa na Maternidade Lourdes Nogueira

Saúde
05/09/2023 19h10

A difusão de informações específicas para fornecer às gestantes a oportunidade de conhecer todo o processo de acolhimento e a gama de serviços oferecidos na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira. 

Esse é o propósito da ação sincronizada entre o projeto "Bebê Luz", mantido pelo Instituto Mariana Moura, e que funciona nas instalações do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná Menezes, no bairro 17 de Março. 

No mês dedicado aos cuidados com saúde mental, com a campanha do "Setembro Amarelo", a primeira visita contou com um profissional da Psicologia. 

A ação é fruto de uma iniciativa que visa aproximar a maternidade da própria comunidade. Nesse sentido, as gestantes atendidas pelo projeto conheceram toda a estrutura de atendimento e os profissionais  da unidade. 

"Hoje, nessa roda de conversa, abordamos temas e conceitos aplicados na nossa sistemática de atendimento como o monitoramento de sintomas de ansiedade, depressão ou alguma alteração emocional tanto das gestantes quanto dos acompanhantes. Explicamos para elas que em todo o ciclo de atendimento, seja nas enfermarias ou nos alojamentos, elas estarão sendo acompanhadas e amparadas por toda a equipe multiprofissional", destacou o psicólogo Guilherme Fernandes, que é a referência técnica em Psicologia na MMLN. 

Para a coordenadora do projeto "Bebê Luz", Isabela Alcântara, essa interação é extremamente importante por complementar os objetivos do projeto, oferecendo informação, acolhimento e acesso a direitos que elas desconheciam.

"Ficamos muito felizes, pois, justamente nesta primeira interação direta com os profissionais veio um psicólogo, justamente no mês que aborda as questões de saúde mental, que é o "Setembro Amarelo". Isso é um complemento fundamental para os objetivos do nosso projeto fazendo com que elas [as gestantes] se sintam especiais e importantes", argumenta a coordenadora. 

Uma das gestantes atendidas, Monique Lêda dos Santos, moradora do bairro 17 de Março há dez anos, destaca a importância dessa ação da maternidade. 

"Ficamos muito felizes em conhecer a maternidade e tudo o que é oferecido lá. Gostei muito de toda a organização e desse tratamento que todos nos oferecem. Só de os profissionais virem aqui, conversar com a gente e tirar dúvidas, já nos deixa muito mais tranquilas para enfrentar a hora do parto", afirma a gestante. 

A programação estabelecida prevê que, às terças-feiras, um profissional da equipe assistencial da MMLN vá ao projeto "Bebê Luz" fazer uma preleção em roda de conversa e tirar dúvidas das gestantes.

Para a próxima terça-feira, 12, está prevista a participação de uma nutricionista, falando sobre as recomendações e cuidados quanto à alimentação de gestantes e parturientes