Prefeitura investe em ações para melhorar os índices de leitura dos alunos da rede municipal

Agência Aracaju de Notícias
06/09/2023 10h05

A habilidade da leitura proporciona inúmeros benefícios às crianças, principalmente durante a vida estudantil, quando ainda estão se desenvolvendo. Tamanha é a importância desse aprendizado que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) estabeleceu o 8 de setembro como o Dia Mundial da Alfabetização, uma data para reforçar essa pauta junto à sociedade

Na escolas municipais da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Educação (Semed), tem desenvolvido diversas ações para elevar os índices de crianças leitoras, de modo a atingir uma meta ousada: alfabetizar todos os alunos do 2º ano do ensino fundamental até o final do ano letivo de 2023, antecipando em três anos a meta do Governo Federal, e corrigindo as rotas dos estudantes impactados pela pandemia, os quais estão, atualmente, no 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental e que não foram alfabetizadas na idade correta.

Para isso, o foco central é na leitura e na escrita. Segundo o diretor do Departamento de Educação Básica (DEB), Evilson Nunes, uma das estratégias é a avaliação diagnóstica de leitura, que começou na primeira semana de aula, quando todos os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental foram avaliados com relação ao seu nível de leitura.
 
Ele destaca que foram traçadas metas para o decorrer do ano letivo a partir desses primeiros dados, e que a cada 45 dias esses mesmos alunos são avaliados novamente, para que sejam mensurados os avanços e que sejam traçadas novas metas para os estudantes que ainda não alcançaram o nível 6 de proficiência leitora, nível almejado para todas as crianças do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Conforme Evilson, Os resultados obtidos nessas avaliações também são alinhados com a capacitação dos professores, que trabalham de acordo com as metas traçadas pela Semed.
 
“Ao avaliar a proficiência leitora, inclusive com a captação de áudio dos alunos para que a gente tenha critérios bem objetivos de direcionamento das ações, nós temos um acompanhamento e uma formação continuada dos professores centrada neste princípio. Realizamos as formações de forma permanente, com uma frequência superior a 90% dos professores. Eles têm uma noção clara de como proceder com os alunos no que se refere ao domínio da proficiência leitora e das habilidades de Língua Portuguesa e Matemática adequadas a cada um dos anos-série, para que a partir daí, consigam colocar em prática as metas que foram estabelecidas para a rede, para cada escola, e para cada turma”, pontua.

Material pedagógico
Um dos suportes utilizados pelos professores para avançar nos índices de leitura é o material pedagógico disponiblizado pela Semed, o Educaju, fruto de uma parceria com a Associação Bem Comum, por meio do Programa Municipal de Fortalecimento da Alfabetização. De acordo com Evilson Nunes, existe material para os alunos em situação mais crítica, direcionado a quem não aprendeu na idade correta; material para os alunos que têm uma trajetória regular; e para os alunos que já necessitam de um avanço.

Por meio dessa parceria com a Associação Bem Comum, a Semed tem obtido resultados avançados. Comparando com outras sete capitais que fazem parte da mesma parceria, Aracaju está com o segundo melhor desempenho no que se refere à proficiência leitora dos alunos, como destaca o diretor de Educação Básica da Semed.

“O aluno que não consegue ler está fora de todo o processo educacional. A Semed busca partir do elementar, que é garantir que todo aluno consiga ter pleno domínio da leitura, para a partir daí, ter um sucesso na sua vida escolar e garantir que ele tenha o pleno domínio da proficiência leitora na idade adequada, que é ao final do 2º ano do ensino fundamental. Um desafio que o país ainda está longe de alcançar, mas que Aracaju está tentando, já neste ano de 2023, ultrapassar as metas nacionais e garantir a plena alfabetização com o acompanhamento permanente da leitura. A gente busca para Aracaju garantir a plena alfabetização de cada um dos alunos matriculados na nossa rede e estamos em um caminho em que toda a rede entendeu esse princípio e caminha para esse objetivo”, ressalta Evilson Nunes.

Motivação
Os alunos, ao adquirirem a habilidade da leitura, ficam mais motivados com os estudos. É o que confirma a professora Joseane Bomfim, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Rachel Cortes Rollemberg, no bairro José Conrado de Araújo.
 
A unidade de ensino conta com cerca de 418 alunos matriculados, da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental, e é uma das que possuem melhores índices de desempenho, como a nota 5,3 no Ideb de 2021, e 4,1 no Idese de 2022. As metas para este ano de 2023 é elevar o Ideb para 5,5, e o Idese para 4,3.

A coordenadora destaca que a escola promove avaliação de leitura, busca ativa e incentiva a participação dos professores nas formações continuadas. Além disso, enfatiza que o material pedagógico é de excelente qualidade, e destaca ainda que no dia a dia, em sala de aula, as professoras fazem atividades diferenciadas, dividindo as turmas por níveis de leitura.
 
“De acordo com o nível de cada um, nós trabalhamos atividades direcionadas e focadas. A gente trabalha com jogos e outras atividades para que os alunos consigam adquirir e dominar essa prática da leitura, que vai diminuir a desigualdade e motivar os estudantes. É muito importante para o crescimento dos alunos. Melhorando a leitura, eles vão conseguir ter um melhor desempenho nas outras disciplinas”, afirmou.