Residencial Mangabeiras: alunos do curso de doces e salgados participam de visita técnica

Assistência Social e Cidadania
13/09/2023 17h30

Com o objetivo de levar conhecimento e gerar renda para as famílias beneficiadas com moradias do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, no bairro 17 de Março, a Prefeitura de Aracaju, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS), promoveu nesta quarta-feira, 13, uma visita técnica à Casa Alemã para os 20 participantes do curso de Doces e Salgados, iniciado no último dia 4 de setembro.

O PTS é executado pela empresa Oliveira Consultoria, sob o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação, da Secretaria Municipal da Assistência Social. A atividade integra as ações que devem ser desenvolvidas junto à comunidade no âmbito do programa Pró-Moradia.

A responsável técnica do PTS pela Oliveira Consultoria, Patrícia Oliveira, destaca que esse é um dos cursos que garante maior probabilidade de acesso ao mercado de trabalho, bem com o desenvolvimento do empreendedorismo.

“Com esse curso de doces e salgados, realizamos uma visita técnica na Casa Alemã e é muito importante para que os alunos possam aliar a teoria à prática, além de perceber outros aspectos como a questão da produção, a manipulação dos alimentos, como são fabricados, todo o cuidado e conceito de biossegurança, e aqui a gente vê que é uma empresa que tem uma preocupação do descarte correto dos resíduos que também é um dos eixos do trabalho social”, destaca.

A visita ao restaurante, que fica localizado no bairro 13 de Julho, agregou conhecimento aos participantes do curso sobre todo o processo, desde a manipulação dos ingredientes, preparação até o produto ficar pronto.

“Essa visita técnica tem o objetivo de apresentar a realidade de uma confeitaria profissional. Dentro da Casa Alemã elas conheceram os maquinários, a produção de bolos, doces, salgados, entre outros. É uma visita muito enriquecedora pra elas, que viram outra realidade, pois trabalham aqui exatamente o que a gente vê no curso, que é a manipulação, o peso do que elas estão fazendo e a organização. Agradecemos à Casa Alemã por abrir portas para que elas conheçam e tenham outra visão do que é trabalhar na área de alimentos e confeitaria. Além disso, elas conheceram a área sustentável da empresa”, explica a instrutora do curso de doces e salgados, Cilene Chagas.

O proprietário do estabelecimento, Paulo Barreto de Menezes Filho, acompanhou a turma e ao final da visita aproveitou para conversar com os alunos e tirar dúvidas sobre o ramo da confeitaria. “Já fazemos esse trabalho há mais de dez anos e quem nos procura pedindo esse tipo de visita, a gente abre as portas com muita alegria. É importantíssimo as pessoas virem conhecer como é na prática e como funciona uma doceria. Muitos que já vieram nos visitar hoje ainda são nossos funcionários, então é sempre uma boa oportunidade”, disse.

A dona de casa Wedna Santos disse que sempre gostou da área e essa foi a primeira oportunidade de participar de um curso na área em que pretende atuar. “Gosto muito da área da cozinha, só não tinha prática, nem iniciativa de fazer com medo de perder os ingredientes. Quando teve a oportunidade, me inscrevi no curso. E a visita hoje na Casa Alemã foi maravilhosa, eu nunca tinha saído de casa pra passear nem em um restaurante, então a professora deu essa oportunidade para a gente e estar aqui hoje é um privilégio pra mim”, conta.

A confeiteira Thiara Bispo dos Santos está fazendo o segundo curso na área da confeitaria junto ao PTS. Desde a primeira oportunidade ela começou a empreender com a fabricação de tortas, doces e salgados. “Pra mim é um incentivo a mais participar desses cursos. Fiz o primeiro curso de doces para festas, tinha uma noção, mas não sabia direito, através do curso comecei a empreender. Hoje meu esposo me auxilia e também faz o curso pra me ajudar. Esse curso teve um bastante diferencial nessa fase que eu estou de empreender. E a visita técnica foi maravilhosa, é a segunda vez que venho e fiquei encantada mais uma vez, porque cada vez que a gente vem, é uma nova oportunidade de aprender”, pontua.