Concluído mais um curso para famílias do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres

Assistência Social e Cidadania
15/09/2023 17h02

Promover o desenvolvimento socioeconômico das famílias beneficiadas e de toda comunidade, esse é um dos eixos do Projeto de Trabalho Social (PTS) desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, junto às famílias do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres. Com este objetivo, foi concluído nesta sexta-feira, 15, mais um curso ofertado a esse público, dessa vez de doces e salgados.

O curso promovido pela Oliveira Consultoria, empresa responsável pelo PTS, sob a supervisão da Diretoria de Gestão Social da Habitação, contou com uma turma de 21 alunos e duração de 40 horas. Entre o conteúdo programático, os alunos contaram com aulas de relações interpessoais, boas práticas na manipulação de alimentos, tipologia dos doces e das massas para salgados e suas modelagens.

A responsável técnica do PTS, Patrícia Oliveira, ressalta que os cursos na área da gastronomia são os mais pedidos, com isso não há dificuldade de mobilização e as vagas para o curso de doces e salgados foram, inclusive, ampliadas.

“O eixo específico voltado à qualificação profissional é o eixo de desenvolvimento territorial, são as potencialidades que a gente tem dentro do território e da macroárea. Hoje estamos concluindo mais um curso dentro da confeitaria, que é de doces e salgados, foram 21 alunos, estamos com um aluno a mais, e são 21 possibilidades de inserção no mercado de trabalho ou do desenvolvimento de empreendedores. Já executamos em torno de 50% das atividades e ainda tem muita coisa pra acontecer, vem aí cursos de bolos e tortas, um possível remanejamento para um curso de panetones, entre outros”, pontua Patrícia.

Para a instrutora Cilene Chagas, os alunos chegam ao encerramento do curso preparados para o mercado de trabalho ou para se tornarem microempreendedores, tendo em vista que tiveram a oportunidade de aprender todo o conteúdo que o mercado trabalha na atualidade.

“O curso foi iniciado com as aulas teóricas, e nelas esses alunos aprenderam como manipular os alimentos de forma correta, tiveram uma aula só de higienização das mãos, de como se comportar numa cozinha, para que não contaminem os alimentos. No curso também foi trabalhado a sustentabilidade e depois tivemos aulas práticas, em que eles aprenderam massas fermentadas, massas pré-cozidas, massas quebradiças e os doces. Quem realmente colocou a mão na massa foram eles, trabalharam de forma bastante integrada e estão de fato preparados para o mercado de trabalho”, destaca Cilene.

Para a dona de casa Nayandra Costa dos Santos, essa foi uma das melhores oportunidades que já teve. “Foi a melhor coisa do mundo que eu fiz, porque agora tenho bastante conhecimento de várias coisas que a professora abriu caminhos pra mim. Agora quero fazer doces, salgados, bolo, vou vender em casa, ter minha liberdade, fazer meu horário e ter mais tempo para ficar com meu filho”, conta.

A diarista Adriana Marcelina Matos encerrou o curso bastante entusiasmada. Ela diz ter certeza de que quer atuar na área da confeitaria. "Queria fazer esse curso há muito tempo, mas não tinha condições. Como participo do PTS, fiquei sabendo do curso e acabei fazendo. Pra mim foi maravilhoso, era uma coisa que eu já queria. É uma coisa mágica e eu quero me aprofundar muito mais, porque é isso que eu quero. Quero trabalhar pra mim e pra mais ninguém”, diz.

Único homem da turma, o autônomo Genilton Matos dos Santos participa do curso para ajudar a esposa, que já empreende na comercialização de doces e salgados. “Como minha esposa já trabalha na área, me despertou uma curiosidade, já que trabalhamos juntos. Saio do curso bastante satisfeito, tanto pela equipe que nos deu bastante apoio, quanto por aprendermos várias técnicas. Foi muito bom”, pontua.