Prefeitura comemora os dez anos do Centro de Treinamento da Guarda Municipal

Guarda Municipal
17/09/2023 18h59

Inaugurado em 13 de setembro de 2013, o Centro de Treinamento da Guarda Municipal de Aracaju (CT-GMA) é um espaço destinado aos guardiões, seus familiares e a comunidade em geral, voltado para a prática da atividade física e esportiva, como agente de qualidade de vida e integração entre a corporação e a sociedade. Como forma de reconhecimento pelo aniversário de dez anos, a Prefeitura de Aracaju realizou neste domingo, 17, uma série de atividades, além de um torneio de jiu-jtsu para alunos e convidados na quadra da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Jornalista João Oliva Alves, no Santa Maria.

Desde sua criação, o CT-GMA tem se firmado como uma referência no que diz respeito à capacitação técnica e física dos integrantes da corporação, além der desenvolver e receber atividades, torneios esportivos, seminários, workshops e os mais variados cursos.

Sediando nesse período seminários técnicos de jiu-jitsu, seminário técnico de arbitragem de jiu-jitsu, seminário de badminton, etapa do campeonato brasileiro de karatê, etapa do campeonato sergipano de xadrez e realizando torneios e provas, como as edições da corrida comemorativa pelo Dia Nacional da Guarda Municipal, opens de natação e torneio de tiro esportivo, além do open GMA de jiu-jitsu, considerado à época o maior torneio já realizado na capital na modalidade.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, enfatiza o papel social do Centro de Treinamento, principalmente no trabalho com as crianças. “Dez anos do Centro de Treinamento da Guarda Municipal, um local onde crianças, principalmente da rede pública municipal, são orientadas e ocupam seu tempo com atividades esportivas e a disciplina que esses esportes trazem. São diversos casos de sucesso no Brasil e em Aracaju não é diferente. Uma ação que aproxima ainda mais a corporação da comunidade”, afirma.

Em dez anos de atividade, o Centro de Treinamento já atendeu mais de 500 pessoas, fomentando a prática esportiva na capital, e formando campeões no esporte e na vida, afinal, grande parte de seu público é formado por crianças, adolescentes e jovens adultos, que são orientados, treinados e instruídos por um corpo docente composto exclusivamente por guardas municipais com formação em Educação Física e ou mestres graduados em artes marciais, o que comprova a capacidade técnica de seus instrutores, tudo isso a custo zero para a população que frequenta qualquer um dos quatro polos, localizados na Praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco; no Parque da Sementeira; no Centro Pop, no Centro; e no Cras João Oliveira Sobral, no bairro Santos Dummont, atendendo a sociedade nas mais variadas regiões de capital, disponibilizando aulas de jiu-jitsu infantil e adulto, judô infantil e adulto, boxe chinês, capoeira, clube de corrida e defesa pessoal.

O comandante-geral da Guarda Municipal, subinspetor 2° classe Fernando Mendonça, rememora o início das atividades e o processo de crescimento do CT-GMA. “Nos primórdios, quando o Centro de Treinamento foi pensado, o objetivo era de que fosse um local restrito ao atendimento de nossos guardiões, e com o passar do tempo integramos as famílias desses guardas, para logo depois abrirmos à comunidade em geral, demonstrando nosso papel social. Atualmente, o CT-GMA é referência no esporte na capital”, destaca.

O atual coordenador do Centro de Treinamento, subinspetor 2° classe Marcos Pinto, destaca os frutos obtidos ao longo dos anos e a alegria dos alunos que participaram do evento neste domingo. “Hoje nos reunimos para celebrar os primeiros dez anos deste Centro de Treinamento e seus frutos, visíveis e invisíveis, para a segurança pública da capital e ainda mais na vida de todas as pessoas que fizeram ou fazem parte dessa história e agradecer a colaboração e apoio de todos os órgãos e pessoas que de forma direta e indireta contribuíram para que as portas de nosso centro de treinamento permaneçam abertas. Esperamos contar com essas parcerias por um longo período. Foi muito bom poder realizar um evento dessa grandeza para prestigiar nossos professores e alunos. Ao final, todos saíram satisfeitos e muito felizes, elogiando a organização, as apresentações, o torneio e o evento como um todo. Para mim, esse foi o principal reconhecimento e pagamento de todo o esforço para a execução desse projeto”, finaliza Marcos.