Conselho Municipal e Prefeitura entregarão o Prêmio Pipiri na próxima quinta-feira, 21

Assistência Social e Cidadania
18/09/2023 08h09

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizará na próxima quinta-feira, dia 21, a 15ª Edição do Prêmio Pipiri, evento que integra a XV Semana da Acessibilidade, que acontece em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

O evento, que esse ano tem como tema “Equidade e direitos: mães quebrando barreiras”, homenageará mães de pessoas com deficiência que têm histórias de superação e integram instituições vinculadas ao CMDPcD. O Prêmio Pipiri acontecerá no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), a partir das 14h, e reunirá representantes de órgãos de defesa dos direitos da pessoa com deficiência municipal e estadual.

Ao todo, serão premiadas 14 mulheres de instituições parceiras e da sociedade civil.  

Prêmio Pipiri
A premiação leva o nome de Pipiri em homenagem ao artista popular Humberto Santos, nascido em Penedo (AL) na década de 1930, e que veio muito cedo para Sergipe. Conhecido como Pipiri, ele possuía deficiência intelectual e, ainda jovem, foi aposentado sob a justificativa de ser "débil mental". Entrou no alcoolismo, devido a todo processo de discriminação e preconceito que sofreu.

Poeta, Humberto Santos também ficou conhecido como "Boca do Inferno Sergipano", uma alusão a Gregório de Matos, pois como forma de criticar a sociedade e a política sergipana, usava a sátira em seus textos.

O "Maluco de Deus", como também era considerado por crianças e adolescentes, dedicou-se à realização de shows em praças, teatros e educandários, com apresentações de imitações e anedotas.

Semana da Acessibilidade
A Semana da Acessibilidade é realizada há 15 anos em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei nº 11.133 de 2005, com o objetivo de conscientizar a população para o respeito aos direitos da PcD e o desenvolvimento de políticas públicas e meios de inclusão dessas pessoas na sociedade.