Mangabeiras: moradores da comunidade concluem curso de qualificação para portaria

Assistência Social e Cidadania
18/09/2023 18h00

Com o objetivo de levar conhecimento e qualificação profissional para as famílias beneficiadas com moradias do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, no bairro 17 de Março, a Prefeitura de Aracaju, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS), concluiu na tarde desta segunda-feira, 18, o curso de portaria, que contou com 20 participantes. O encerramento foi realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), anexo ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) 17 de Março.

O curso é realizada pelo PTS executado pela empresa Oliveira Consultoria, sob o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação, da Secretaria Municipal da Assistência Social, e integra as ações que devem ser desenvolvidas junto à comunidade no âmbito do programa Pró-Moradia, do Governo Federal.

A responsável técnica pelo do PTS, Patrícia Oliveira, afirma que a conclusão do curso de portaria é mais uma oportunidade de qualificação para a comunidade do Residencial Mangabeiras e que até ao final do projeto outros cursos serão ofertados.

"Concluímos nesta segunda-feira a turma do curso de porteiro, uma turma em que ofertamos 20 vagas e o detalhe importante é que em breve estaremos abrindo uma segunda turma para este curso. Nós ainda teremos muito mais, teremos ainda cerca de 19 iniciativas entre cursos e oficinas. Teremos o curso de eletricista básico residencial, a segunda turma de agente de limpeza e conservação, cursos na área de beleza, uma área muito forte e que muita gente procura, duas turmas de design de sobrancelha, então tem muita coisa ainda pra acontecer até o final de maio", disse Patrícia.

O ponto principal do curso, ressalta a responsável técnica, é fortalecer ações que fomentem o empreendedorismo imediato e o emprego. "A gente já tem a qualificação dos próprios currículos, então já temos pessoas que têm repetido alguns cursos e isso é muito bom porque quando o empregador olha o currículo, ele vai ver que aquela pessoa está em constante movimento e buscando conhecimento", completa Patrícia Oliveira.

A diarista Sileide Severo Silva, que também já participou do curso de agente de limpeza e conservação, conta que os cursos ofertados pelo PTS são bons para os moradores do bairro, porque leva as pessoas para o ambiente de estudo, tirando-as da zona de conforto.

“Eu achei esse curso bem legal, foi satisfatório, inclusive já estou com saudade. Foram muitos conteúdos bons, para quem quer realmente atuar na área foi bem proveitoso, já podemos distribuir os currículos. A professora é nota dez, não tenho nem o que falar. Daqui pra frente vou continuar fazendo curso, é uma forma da gente se qualificar e, se surgir uma oportunidade, estar com o currículo na mão", finaliza.

A dona de casa Maria Dênia do Nascimento Santos pontua que o curso foi uma oportunidade de adquirir conhecimento e manter-se qualificada para o mercado de trabalho. “Foi uma experiência maravilhosa, bastante significativa, saber mais sobre segurança, portaria e poder ter um certificado para que eu possa pôr em prática tudo que aprendi. O certificado dá a credibilidade de que eu aprendi e a certeza de que posso desenvolver e de que estou qualificada”, conclui.

Também dona de casa, Maiara dos Santos Andrade conta que o curso é a chance de estar à frente de outros candidatos a vaga de emprego devido à qualificação. "Eu achei excelente, gostei da experiência, uma boa oportunidade pra gente aprender, principalmente sobre portaria. Hoje não trabalho, então é uma oportunidade de estar qualificada para o mercado de trabalho", diz.