III Plenarinha da Educação Infantil aborda cultura da paz nas escolas e na sociedade

Educação
20/09/2023 15h30

Com a agenda da Primeira Infância do segundo semestre de 2023 em ação, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Coordenadoria da Educação Infantil (Coeinf), realiza uma das principais atividades da programação: a III Plenarinha da Educação Infantil, com o tema “O eu, o outro e nós: promovendo a paz na escola e na sociedade”.

A atividade consiste em demonstrar e reforçar que as crianças são sujeitos de direitos, com vez e voz, que devem ser respeitadas, com seus desejos e opiniões levadas a sério. Para isso, a Plenarinha - que é um conjunto de ações realizadas nas escolas e na comunidade em que ela está inserida, com os estudantes, professores, pais e população próxima participando, aprendendo e refletindo sobre o tema - coloca as crianças em destaque para expor ao mundo tudo o que foi ensinado e como elas internalizam todo o conteúdo.

De acordo com a coordenadora de Educação Infantil, Núbia Lira, este ano, o tema da Plenarinha remete a eixos importantes da educação infantil, com as interações de paz em que a criança pode e deve estabelecer com os outros, com os adultos e com os próprios colegas.

“Isso pode ajudar a criança a lidar com a construção da identidade de quem ela é e, também, de pensar toda a questão emocional, fazendo com que a criança conheça as emoções que ela tem, no sentido de formar um ser humano que precisa encontrar caminho para que essa linguagem, esses diálogos apareçam", destaca a coordenadora.

Então, com a plenarinha, ressalta Núbia, a Semed busca ensinar, ainda na primeira infância, que é possível sim uma cultura de paz, que é a cultura dialógica. "Para que a Plenarinha seja executada, as escolas acolhem a ação, a gente repassa um guia de orientações anual que a equipe da Coeinf prepara cuidadosamente, com estudos, buscas em livros, sites, vídeos, atividades e pesquisas para que as escolas possam se basear e realizar efetivamente a campanha”, informa.

As ações construídas na escola e no cotidiano escolar devem sempre motivar as crianças a pesquisar situações, a identificá-las e entender sua importância. Com essa premissa, a coordenadora aponta os detalhes da Plenarinha e como ela vem se desenvolvendo nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).

“O grande trunfo da Plenarinha é de que a criança consiga falar para as pessoas o que ela aprendeu e é por isso que a gente também convida as famílias para participar. Um dos exemplos de atividades é o trabalho da Emei Professora Michele de Jesus, que vem realizando pesquisas sobre as emoções com as crianças, dialogando sobre tranquilidade e paz, para que elas entendam o que é a palavra paz, porque é algo muito subjetivo", pontua.

Segundo Núbia Lira, as crianças precisam entender o que é e como é conviver em paz "e é isso que elas estão aprendendo e que vão expressar os ensinamentos para a sociedade após a campanha", frisa. "Ao final de tudo, serão feitas exposições para que as crianças apresentem aos colegas, a toda a comunidade escolar e à família tudo o que elas aprenderam e possam construir uma imagem positiva e da paz como prática cotidiana”, explica.

A coordenadora pedagógica da Emei Professora Michele de Jesus, Genilza Santos, explica como a Plenarinha tem sido aplicada dentro do ambiente escolar. “Nós reunimos os professores, lemos o guia e a partir daí a gente começou a se organizar, fazendo rodas de conversas com as crianças, contando histórias, tudo relacionado ao tema. Estamos também conversando com os pais sobre o tema, mandando para casa o projeto, para que os pais também assistam e nos ajudem na questão de mover a paz dentro da nossa escola e também como consequência na sociedade”, diz.

Coordenadora pedagógica da Emei Irene Romão de Brito, a professora Aline Cristiane Telles conta que, junto ao corpo docente da unidade, definiu algumas estratégias para trabalhar o tema da Plenarinha e elencou ações em todas as esferas.

"Promovemos uma caminhada da paz, que foi realizada no dia 6 de setembro, estamos trabalhando a contação de história ao longo do mês e criamos uma mascote que vai circular junto às histórias de casa em casa entre as famílias. Fizemos palestras no sábado letivo com psicólogos sobre a educação não violenta, fizemos atividade com meditação e yoga na promoção da paz entre as famílias e no dia 30 de outubro a escola estará aberta à comunidade, para que as famílias possam ver as produções que foram desenvolvidas pelas crianças", conta.