Perimetral Oeste: obra avança e transforma paisagem urbana da zona Norte

Obras e Urbanização
26/09/2023 08h00

A construção da avenida Perimetral Oeste será um marco para a mobilidade urbana e desenvolvimento social, além de um propulsor econômico para a cidade. A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), trabalha em três das quatro etapas da obra, com execução de serviços complexos que já transformam a paisagem urbana da zona Norte.

Na primeira etapa, que consiste na construção da ponte sobre o Riacho do Cabral, a gestão municipal realiza a concretagem das vigas na cabeceira situada no bairro Soledade e a concretagem dos blocos de fundação do lado do bairro Bugio. Além disso, implanta geodrenos no trajeto da pista, na Soledade, que passa pela avenida Juscelino Kubitschek e segue até a avenida Euclides Figueiredo, para, após o período de estabilização do solo, proceder com a terraplanagem e pavimentação asfáltica da via. Ao mesmo tempo, segue a montagem da estrutura da ponte.

Já a segunda etapa conta com a execução de um canal, que possui 6 m de largura e 1,5 m de altura, composto por três linhas de aduelas, partindo da avenida Lauro Porto e fazendo a ligação com o canal adjacente. É executada também a substituição do solo, que parte da mesma via e segue até a rótula da avenida Santa Gleide. Nesta etapa, é previsto também o recapeamento asfáltico das avenidas Centenário, no bairro Jardim Centenário, e Poço do Mero, no bairro Bugio.

A terceira etapa, por sua vez, tem a execução da rede de drenagem pluvial, com implantação de galerias e tubulações, aterros e a terraplenagem na altura do trecho entre a avenida Paulo Figueiredo Barreto e a ponte sobre o Rio do Sal. É realizada, inclusive, a terraplenagem na avenida ‘J’, na Soledade.

“Quando fizemos a concepção, percebemos que ela tem singularidades. É uma obra de engenharia bastante complexa, composta de tecnologias diferentes. O andamento está dentro do ritmo normal, apesar de em alguns casos ter que aguardar a estabilização do solo. A avenida Perimetral será muito importante para a cidade, vai facilitar o fluxo naquela região e desafogar a avenida Euclides Figueiredo. Sem dúvidas, será um vetor de desenvolvimento”, explica o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.

Perimetral Oeste
A avenida Perimetral Oeste terá uma extensão de 7,5 km, largura de 9,5 m e contará com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o transporte público, ciclovia e acessibilidade. Para construir a via, que é um dos principais projetos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Prefeitura investe cerca de R$ 150 milhões.

Etapas em andamento
Na etapa II, a Emurb ergue a ponte sobre o Riacho do Cabral, ligando os bairros Bugio e Soledade. A ponte terá a extensão de 337,4 metros de comprimento e 26,4 metros de largura; duas pistas de rolamento, cada uma com três faixas, sendo uma delas exclusiva para ônibus; além de passeio lateral para pedestres e uma ciclovia no eixo central.

A Prefeitura fará, na etapa II, a ligação entre os bairros Bugio e Jardim Centenário, partindo da intersecção localizada logo após o fim da ponte situada sobre o Riacho do Cabral. Este trecho chegará até o limite com o município de Nossa Senhora do Socorro, nas proximidades da avenida Lauro Porto.

Na etapa III será construída via de intersecção do bairro Lamarão até a intersecção da avenida Juscelino Kubitschek. A avenida partirá da divisa com o município de Nossa Senhora do Socorro, segue paralelamente à avenida Paulo Figueiredo Barreto, passando pela rotatória do Lamarão e vai até a Soledade. Este trecho terá 4,4 km de extensão, somando seus dois sentidos.

Na etapa IV, ainda não iniciada, será feito um alargamento da avenida Juscelino Kubitschek, na parte entre a avenida General Euclides Figueiredo e o Terminal de Integração do Maracaju.