Prefeitura qualifica servidores de maneira continuada para aplicação da nova lei de licitações

Fazenda
21/09/2023 16h30

Com a publicação dos decretos que regulamentam dispositivos da nova lei de licitação e contratos, em vigor desde o mês de junho, a Prefeitura de Aracaju, através das Secretarias Municipais da Fazenda (Semfaz) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), tem realizado uma série de treinamentos direcionados aos servidores desta área.

Nestas quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, por exemplo, eles se reuniram para discutir o módulo de contratos, as últimas implementações feitas no sistema e as principais dúvidas na hora de executar o que legislação determina. A coordenadora geral de compras e licitações da Seplog, Karina Calazans, foi uma das mentoras do treinamento e explicou a importância de organizar esses encontros.

“Fizemos isso mesmo antes da regulamentação, para que os profissionais já tivessem ciência das mudanças, do plano de contratação e procedimentos que seriam adotados. Após a publicação dos decretos, essas atualizações são ainda mais constantes, tendo em vista a prática já está sendo executada e, com isso, irem surgindo novas dúvidas. Além disso, algumas novas implementações no sistema também são colocadas em execução, e então trazemos o grupo para apresentar e esclarecer os questionamentos”, detalhou.

Neste encontro, foram demonstradas as melhorias executadas no módulo de contratos. “Transformamos toda a parte que era feita através de documentos físicos, em digital, adicionando certificado digital, realizando toda a tramitação via sistema de compras”, informou o coordenador de controle e gestão de sistemas da Semfaz, Marcos Dias, responsável pela apresentação.

Segundo ele, a partir da necessidade de utilização, foram sendo criados novos campos que vão otimizar o trabalho e garantir mais agilidade, segurança e transparência. “O próprio secretário Jeferson Passos acompanha a utilização da ferramenta e, então, discutimos as melhorias a partir da experiência de gestão e dos técnicos”, enfatizou.

O treinamento também serviu para demonstrar como está a integração entre os sistemas Aracaju Compras e o LicitaNet, que engloba a parte de dispensa eletrônica, apresentado pela coordenadora de controle de fornecedores e materiais da Seplog (Cocmat), Flávia Gondra.