Semed promove curso de Rugby para professores de Educação Física da rede

Educação
21/09/2023 16h51

Com o objetivo de ampliar e diversificar as modalidades praticadas nas aulas de Educação Física das escolas, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Coordenadoria de Educação Física e Esporte (Coefesp), promoveu nesta quinta-feira, 21, curso de rugby para os profissionais da área. 

Muito além de ser mais uma modalidade disponível para os estudantes, ensinar o rugby significa dar espaço para práticas esportivas pouco conhecidas no estado, mas que tem grande potencial de aceitação entre os alunos e que podem proporcionar diferentes experiências pedagógicas. 

Com o curso iniciado, o gestor da Coefesp, José Robson dos Santos, explica que as formações esportivas ofertadas são escolhidas democraticamente pelos professores de Educação Física da Rede. Em seminário anual, os docentes e a coordenadoria dialogam e decidem quatro modalidades que serão exploradas e, consecutivamente, implantadas nas escolas. 

“Os professores discutem entre si e decidem o que querem implantar. Com isso, nós fazemos plenárias para apontar as necessidades, avaliar os caminhos e executar. É dessa forma que a gente trabalha. Neste ano, as quatro modalidades escolhidas foram o xadrez, o rugby, o skate e as lutas. O rugby foi escolhido como uma forma de preparar o professor municipal para trabalhar com conteúdos que eles comumente não trabalham e despertar o interesse dos estudantes por modalidades ainda não tão tradicionais no Brasil. Mas, é óbvio que cada professor vai implantar em sua disciplina a partir da sua própria avaliação”, destaca.

Os cursos são promovidos antecipadamente para os professores de Educação Física como uma forma de assegurar um ensino eficiente da modalidade, que respeite não só a prática, mas toda a teoria por trás do esporte. Para isso, a Coefesp faz uma busca por profissionais da rede experientes na prática e que estejam disponíveis para ministrar uma formação. 

“A gente prioriza sempre os professores da rede, mas quando não há alguém que esteja apto, nós buscamos no mercado e avaliamos a partir de critérios. E, um deles é que ele seja professor de Educação Física, porque nos preocupamos muito com a questão da linguagem que esse instrutor vai passar para os professores, já que a forma didática e metodológica são fundamentais”, ressalta o gestor. 

Para a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, Larissa Santana, o curso de rugby é uma oportunidade única para que os docentes de Educação Física possam incluir em suas aulas um novo conhecimento esportivo para os alunos, mesmo que somente com educativos básicos. 

“A  gente vem aprendendo com esses cursos a grande importância de proporcionar o ensino de diferentes esportes. Por mais que seja uma novidade e, consequentemente, um desafio, quando se trata de algo lúdico, esportivo, que tenha uma bola em campo, é sempre uma festa para os estudantes. Então, tenho certeza que eles vão abraçar, gostar, querer participar e praticar. Todo esporte é importante porque ensina sobre respeito, a lealdade, sobre dividir, compartilhar, abraçar quem perdeu e quem ganhou. É um saber que a gente leva para vida e com o rugby não vai ser diferente”, observa.

Janisson Santana, professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Núbia Marques, afirma que, por ser uma modalidade inovadora, os docentes terão que adaptá-la aos aspectos lúdicos para repassar aos estudantes. 

“É um esporte novo e teremos que levá-lo para as quadras da forma mais simples possível, para que os alunos consigam entender e praticar. É uma modalidade interessante e que vai somar na educação física deles. Portanto, para que haja essa adesão, inicialmente vamos introduzi-lo de uma forma mais recreativa. Todo esporte é bem-vindo, porque a sua prática é essencial na coordenação motora e no desenvolvimento cognitivo da criança, já que ele ajuda na plenitude da vida dela. Acredito que o rugby seja uma aposta interessante, que vai nos desafiar, mas que será benéfico para os alunos”, reflete.