Prefeitura realiza consulta pública com moradores da 4ª etapa das obras da Perimetral Oeste

Agência Aracaju de Notícias
21/09/2023 18h04

Em continuidade à execução das ações realizadas para a construção da avenida Perimetral Oeste, na zona Norte da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju realizou, na tarde desta quinta-feira, 21, uma consulta pública com as famílias que moram na região correspondente à quarta etapa das obras. O encontro foi realizado no auditório do Colégio Estadual Governador Augusto Franco, bairro Santos Dumont, com objetivo de que as famílias da localidade fossem ouvidas.

Para a concretização da obra, que foi dividida em quatro etapas, estão sendo investidos cerca de R$ 150 milhões, o principal investimento dentro do Programa de Requalificação Urbana Construindo para o Futuro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A nova via terá 7,5 quilômetros de extensão, interligando a capital ao município de Nossa Senhora do Socorro, passando pelos bairros Soledade, Santos Dumont, Bugio, Jardim Centenário e Lamarão. Ao longo de todo o processo de construção, a gestão municipal está realizando o constante diálogo com a população, bem como, ações sociais com as comunidades diretamente ligadas e a conservação do meio ambiente, devido ao compromisso com o cumprimento das contrapartidas exigidas pelo BID para o financiamento da obra.

Durante a consulta pública, os moradores foram apresentados à equipe responsável pela parte técnico-social no projeto e conheceram alguns detalhes sobre a elaboração da obra, como os trechos onde a avenida será inserida na quarta etapa, e informações sobre as indenizações e Bônus-Moradia que as famílias receberão da Prefeitura de Aracaju. A consulta pública foi conduzida por Alexandra Freire, técnica de referência de projetos sociais na área de habitação da avenida Perimetral Oeste, que destacou que o encontro era o momento, principalmente, para ouvir as opiniões dos moradores, levantar contribuições para aprimorar o planejamento e estabelecer uma relação de confiança com as famílias.

Segundo ela explicou, não haverá prejuízos para as famílias. "Será feita uma conversa individual com cada família para definir o que vai acontecer com cada uma. Haverá soluções diferenciadas para cada situação, e quem precisar comprar um novo imóvel, se quiser, nós ajudaremos a identificar uma casa para que possa ser comprada com a indenização que vai receber. Para quem estiver saindo de imóvel misto, a Prefeitura pagará a indenização, tanto pelo terreno e pelas benfeitorias, como pelo desenvolvimento da atividade econômica”, explicou, ressaltando que, para essas pessoas que têm estabelecimento comercial nesses locais, será dado uma consultoria individualizada como apoio à inserção no mercado de trabalho, caso precisem.

Alexandra Freire destacou ainda que a consulta pública “é o momento em que a gente apresenta o projeto físico da obra e o nosso plano de reassentamento. Tudo que vai acontecer nesse trecho da obra da avenida Perimetral a gente precisa apresentar à comunidade que será afetada, diretamente ou não. Quando a gente fala diretamente, são aquelas pessoas que vão precisar sair de suas residências, mas nós também temos pessoas que continuam ali, que elas vão precisar conviver com a obra. É um meio que a Prefeitura de Aracaju tem de conversar com a comunidade, é aqui que a gente vai ouvir quais são os receios, as demandas que eles apresentam, as dificuldades que eles já estão sentindo com essa obra e que a gente possa pensar alternativas para diminuir os transtornos que possam ser causados a elas”. 

Comissão de Acompanhamento

Ainda durante a consulta pública, foi formada uma Comissão de Acompanhamento de Obra e Projeto (CAOP), com a eleição de três membros da comunidade que irão acompanhar de perto o cumprimento das diversas ações que serão realizadas ao longo da construção da avenida Perimetral Oeste. Para a técnica de referência do Trabalho Técnico Social realizado pela empresa Diagonal junto às famílias da Perimetral Oeste, Ayara Wanderley, “essa comissão faz parte desse eixo de mobilização e fortalecimento social, para que a gente dê a eles voz, que as pessoas possam acompanhar todo o trajeto e a continuidade da obra. É muito importante porque a gente também pode escutá-los. Eles passam a ser porta-vozes da comunidade. Os novos membros da comissão vão participar das próximas reuniões, tendo todo esse espaço no qual a gente os atualiza sobre as ações e recebe deles as demandas que eles trazem, tanto deles, quanto da população ao redor”.

Transparência e tranquilidade

Ao final da exposição, o espaço foi aberto para que os moradores pudessem tirar suas dúvidas e fazer questionamentos. Muitos saíram mais tranquilos com a transparência com que a Prefeitura de Aracaju tratou as questões relacionadas ao que vai acontecer com eles, a partir da construção da quarta etapa da avenida Perimetral Oeste. Foi o caso do vigilante Adelson de Jesus Santos. “Achei muito importante participar dessa consulta. O momento agora é de todos os moradores se unirem. Tem pessoas que moram ali já há 50 anos. É como se fossem uma família. É importante todos estarmos unidos e que essa indenização traga harmonia e união, tanto da parte dos moradores, quanto da Prefeitura. Que ninguém seja prejudicado nessa negociação”, disse.

Já a dona de casa Genésia dos Santos declarou ter ficado muito satisfeita. “Eu me senti muito segura. Estou confiante de que o que eu ouvi aqui será feito e que os meus familiares não ficarão desamparados. Fiquei muito contente em conhecer as propostas da Prefeitura de Aracaju”, afirmou.
 
O comerciante José Pedro de Góis também foi um dos participantes e, para ele, a reunião foi bastante proveitosa. “Vimos que será avaliada cada situação individualmente, e isso confortou a ansiedade de muitos moradores. Eu mesmo estou saindo mais tranquilo daqui. O fato de ser desapropriado nos preocupa, mas a maneira como foi exposta hoje nos passou confiança de que a gente tem direito e a esperança de sair bem. Vamos perder um imóvel, mas por outro lado seremos indenizados de uma maneira justa. A avenida Perimetral Oeste vai trazer progresso. Aqueles comércios que estão ali nas proximidades vão ser beneficiados também. Cada progresso tem uma mudança para melhor”, declarou.