Ações de paisagismo da Prefeitura embelezam e harmonizam áreas verdes da capital

Serviços Urbanos
22/09/2023 11h55

Preservar o paisagismo urbano também faz parte do planejamento que a Prefeitura de Aracaju executa para a melhoria não apenas dos espaços públicos, mas da qualidade de vida dos cidadãos que residem ou visitam a capital. Integradas ao cronograma de ações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), essas tarefas são efetuadas em pontos como praças, canteiros, parques e orlas.

O cronograma de atividades é elaborado pela Gerência de Áreas Verdes, por meio da Coordenação de Paisagismo. Para garantir a continuidade das intervenções, cerca de 30 agentes são mobilizados, exclusivamente, para as tarefas que envolvem plantio e jardinagem, incluindo o trabalho posterior de adubação, controle de pragas, roçagem, poda em plantas com até dois metros e a limpeza dos canteiros por conta da vegetação invasora.

“O primeiro passo é o nivelamento do solo. Em seguida, a gente entra com a preparação do ambiente utilizando terra vegetal, que ajuda a prover a terra com nutrientes que auxiliam no crescimento da planta. As últimas etapas são as de preenchimento com grama esmeralda, priorizando pontos degradados e, por fim, o plantio de mudas”, explica o gerente de Áreas Verdes, Aurélio Souza.

Os projetos paisagísticos contemplam ainda o uso de espécies apropriadas, o que garante seu desenvolvimento e assegura maior harmonia aos espaços públicos. Para isso, são priorizadas plantas com maior resistência ao sol e a temperaturas mais elevadas.

Ornamentais floríferas como a mini-ixora; ibiscos branco, vermelho e rosa, além de arbóreas, estão entre os exemplos de mudas utilizadas pelas equipes, as quais são adquiridas no Horto Municipal, mantido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), e também através de contrato com a empresa BTS.

“Há cerca de dois meses, uma intervenção paisagística está sendo realizada em toda a extensão da avenida Gonçalo Prado Rollemberg, com a substituição do gramado em pontos onde há a necessidade e os demais serviços de revitalização. Na cabeceira da ponte Juscelino Kubitschek, a Emsurb fez o plantio de 3.800 novas mudas, complementando a obra de ampliação no local entregue pela Prefeitura há uma semana. Além destes, a praça Pedro Garcia Moreno e as avenidas Beira Mar e Paulo Barreto são outros exemplos de locais recém-inseridos na programação”, acrescenta Aurélio.

Combate ao descarte irregular
Ao lado de outras iniciativas da empresa municipal, as intervenções paisagísticas também representam mais uma alternativa para coibir o descarte irregular de resíduos em áreas públicas. Deste modo, pontos previamente monitorados pela Gerência de Limpeza Urbana, onde este tipo de prática é recorrente, são incorporados ao cronograma que inicia com a limpeza de todo o local para, posteriormente, serem alocados os arranjos.

Para este trabalho específico, Aurélio menciona o uso do paisagismo para criação de cercas vivas. "Este procedimento é feito nesses pontos utilizando plantas ornamentais e pneus recolhidos pela própria empresa para, com isso, evitar que pessoas vão lá e depositem resíduos de forma irregular. Quando há monumentos entregues pela gestão, as equipes também fazem esse trabalho de proteção com cercas vivas, a exemplo do memorial da covid, que conta com espécies plantadas em seu entorno para evitar danos", pontua.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, também reitera a importância do trabalho paisagístico nessas ações. “O que a gente busca, na verdade, é sensibilizar as pessoas sobre este tipo de conduta. Então, a ideia, a partir disso, é justamente causar este impacto visual, em que os cidadãos presenciam um jardim em local onde antes havia um grande acúmulo de lixo. Dessa maneira, buscamos evitar o despejo de lixo naquela área”, pontua o gestor.