Prefeitura realiza Baile da Primavera com idosos do Cras Risoleta Neves

Assistência Social e Cidadania
22/09/2023 19h04

Na tarde desta sexta-feira, 22, a Prefeitura de Aracaju, através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Risoleta Neves, equipamento da Proteção Social Básica (PSB) e gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou mais uma edição do Baile da Primavera para idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Os idosos do SCFV e profissionais do Cras, que fica localizado no bairro Cidade Nova, estiveram reunidos com o objetivo de promover um momento de lazer, socialização, fortalecimento de vínculos e vestidos com roupas coloridas e floridas para celebrar a chegada da estação mais florida do ano. Todos dançaram e até realizaram um desfile de moda.

A coordenadora do Cras Risoleta Neves, Aline Rezende, conta que o Baile da Primavera acontece anualmente neste período próximo à chegada da Primavera e que o evento é muito solicitado pelos idosos usuários do SCFV porque é um momento em que eles se sentem livres.

“O Baile da Primavera proporciona para os idosos um momento de alegria. Fazemos atividades com música, danças, desfiles, para que possam fazer atividades que estimulem a despertar um sentimento de alegria. É um momento que eles também podem sair de casa e se sentirem mais livres. A maioria por serem aposentadas, não tem ocupação, ficam o tempo todo dentro de casa, às vezes cuidando de algum neto e quando elas chegam aqui extravasam toda essa energia. Essas atividades fazem também com que elas se sintam valorizadas e elas sempre agradecem ao final. Saem com o sorriso de orelha a orelha”, afirma a coordenadora.

A professora de artes manuais, Mônica Simone Sabino, explica que a realização anual do Baile da Primavera do Cras Risoleta Neves se deve ao sucesso da realização da primeira edição em 2020. “O primeiro baile foi um sucesso, porque elas gostam muito de toda essa folia. Essas idosas são muito animadas e por estarem em casa sem ter muita companhia, muitas delas se acolhem aqui no Cras, é um refúgio. Portanto, além das aulas de artes manuais, a gente procura dar um pouco de alegria juntamente com o serviço de convivência. Elas já vinham pedindo e perguntando pelo Baile, mas, como o próprio nome já diz, é da Primavera. Então, esperamos pela estação para realizar o evento. Os profissionais se organizaram e aqui estivemos proporcionando mais uma tarde de alegria”, disse a professora.

Mônica Simone ainda completa destacando a satisfação que é trabalhar com pessoas da terceira idade. “Para mim, é muito gratificante. Eu agradeço essa oportunidade de estar aqui, porque é uma coisa que eu gosto de fazer, trabalhar com a terceira idade, porque você não ensina, você aprende a cada dia. Eu tenho aprendido demais com cada uma delas”, finaliza.

Para a dona de casa Luziete Faustino dos Santos, participar do Baile da Primavera é uma alegria imensa porque é uma maneira de ocupar a mente e o corpo com muito amor.

“O Baile da Primavera é o melhor evento de todos. Coloquei uma blusinha amarela, bem a cara da primavera, dancei bastante, participei do desfile e agora posso ir pra casa, muito feliz e maravilhada. Não é apenas pelas aulas de dança, de artes manuais, mas também como os profissionais que trabalham aqui nos recebem, com muito amor, é como se fossem da nossa família, eles nos cativam de um jeito, que nos enchem de energia para enfrentar todas as dificuldades do dia a dia. Sou muito feliz em ter o Cras em minha vida”, afirmou.

A aposentada Amaildes Almeida dos Santos conta que o Baile da Primavera foi maravilhoso e que representa um momento muito importante para a vida. “Eu acho muito bom e sinto uma felicidade muito grande, porque estar aqui com as amigas melhora bastante nossa autoestima. A gente fica o tempo todo em casa trancada sem fazer nada. Aqui podemos dançar, rir bastante, conversar com as amigas, que não vemos com frequência. É só alegria, é o nosso momento, aqui somos pura alegria”, finaliza.