Com a chegada da primavera, Prefeitura alerta para os riscos de alergias

Saúde
26/09/2023 15h50

A primavera chegou e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS), alerta a população para as doenças alérgicas com a virada de estação, que pode ser agravada pelos fatores de alterações climáticas, como baixa umidade relativa do ar, variação de temperatura e níveis de poluição. 

De acordo com o coordenador médico da SMS, Samuel Rodrigues, a mudança de estação é motivo de alerta para a ativação de inúmeras doenças alérgicas, tais como asma, conjuntivites e rinite. 

“Durante a primavera, recebemos um maior contingente de pacientes nas nossas unidades de saúde, com relato de alergia, sendo os principais sintomas desse processo alérgico tosse seca, espirros constantes, olhos avermelhados e coceiras em regiões específicas do corpo”, explica.

Prevenção
Ainda segundo o médico, é de extrema importância a constante lavagem das mãos, evitar a exposição à poeira e pelos. “As pessoas devem manter a hidratação, evitar ambientes com aglomerações, além dos cuidados básicos de higiene, e sempre procurar manter atualizada a caderneta vacinal. Outro fator importante é o cuidado com o pólen que sai das flores, que são grãos de pequeníssimo tamanho, e que em contato com as mucosas das pessoas podem desencadear uma reação inflamatória”, enfatiza.

Buscar atendimento
A procura por atendimento deve ser realizada nas situações em que o tratamento sem medicamentos não gerar melhora dos sintomas ou quando a presença desses sinais ocorrer de maneira prolongada.

“Não havendo melhora do quadro após 24 horas ou 48 horas do início dos sintomas alérgicos, o indivíduo deve procurar Unidade de Saúde da Família [USF] mais próxima da sua residência. A partir daí, os profissionais deverão dar os encaminhamentos necessários, de acordo com o quadro clínico de cada paciente. Lembrando que prevenir é o melhor remédio para tratar as alergias sazonais”, orienta o médico.