Servidores reconhecem importância da Língua Brasileira de Sinais na administração municipal

Planejamento e Orçamento
29/09/2023 13h00

O curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que está sendo promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), tem como objetivo ampliar a acessibilidade das pessoas surdas aos serviços oferecidos pela administração municipal. A iniciativa, que atende a uma das premissas da gestão, que é cuidar das pessoas, também visa promover a capacitação dos servidores municipais no sentido de melhor atender a comunidade surda e as pessoas com deficiência auditiva por meio da Libras.

Dividida em cinco módulos e com carga horária de 15 horas, a capacitação tem como público-alvo principal os servidores que lidam com o público, a exemplo de Yuri Rodrigues Cruz, que atua na Central de Atendimento da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog).

De acordo com Yuri, conhecer e saber se comunicar através da Língua Brasileira de Sinais é fundamental para todos, seja no ambiente de trabalho ou no convívio social. “Se cada um de nós souber, no mínimo, o básico da Libras, a comunicação entre todos se tornará ainda melhor. Não é algo difícil, e tenho certeza de que o que estou aprendendo neste curso será bem aproveitado nas minhas atividades diárias na Seplog, como fora da Secretaria também”, disse.

Para a gerente de Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semfas), Thatiana Santos Meneses, enquanto segunda língua oficial do Brasil, a Libras precisa ser valorizada e de conhecimento amplo da socialmente. Ela também destaca que aprender a língua é uma forma de socialização. “O meu interesse em aprender a Língua Brasileira de Sinais surge a partir do fato de, às vezes, me sentir impotente diante de pessoas incríveis que conheço da comunidade surda e não consigo me comunicar”.

A turma do curso de Língua Brasileira de Sinais é formada por 25 alunos e o primeiro encontro aconteceu no dia 14 deste mês. O encerramento do curso está previsto para  o dia 19 de outubro. Durante os cinco encontros, os professores e especialistas em Libras Laís Helena Bispo e Edicarlos Santos da Conceição têm mostrado teorias e práticas sobre como auxiliar as pessoas surdas e como atendê-las através do seu próprio idioma, promovendo a inclusão e aproximando cada vez mais essa comunidade do Executivo Municipal.