Programa premiado da Guarda Municipal é referência no Fórum Nacional de Segurança Cidadã

Guarda Municipal
01/10/2023 08h00

O Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil realizado entre os dias 26 e 29 de setembro na cidade de Fortaleza, Ceará, reuniu representantes do setor de mais de 190 municípios de 25 estados brasileiros. O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, e o comandante-geral da Guarda Municipal, subinspetor 2° classe Fernando Mendonça, representaram a cidade de Aracaju no encontro encerrado pelo secretário Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), Tadeu Alencar.

O evento, que objetiva integrar e debater a atuação das forças de segurança no combate à criminalidade, promoveu uma série de painéis de casos de sucesso e boas práticas realizadas pelas Guardas Municipais em todo o país. Em um dos painéis expostos no evento, o pesquisador e subinspetor da guarda municipal da cidade de Fortaleza, Roberto Nascimento, citou o programa Anjos Azuis, como modelo de segurança cidadã homenageado pelo Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas - ONU). O programa da Guarda Municipal de Aracaju recebeu o Prêmio Boas Práticas ODS 2022 e o Selo ODS pela contribuição para a formação de crianças e adolescentes promovendo uma cultura de paz em novembro de 2022. 

De acordo com Roberto, o programa Anjos Azuis mereceu o destaque pela atuação voltada para a redução das desigualdades e a prevenção da violência contra as crianças, trabalho desenvolvido quase que em sua totalidade com alunos da rede municipal de ensino de Aracaju.

“Apresentei a palestra com o tema ‘O conceito de segurança cidadã e os ODS nos municípios” seguindo as diretrizes do Pnude (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que é um conceito científico da ONU para orientar o poder público municipal na construção dos planos municipais da segurança pública. Um conceito científico já aplicado há três décadas e iniciado na Colômbia, mais especificamente em Medelín e Bogotá, que se espalhou pelo mundo. Hoje, várias cidades no Brasil já estão com seus planos municipais de segurança pública, denominados de planos municipais de segurança cidadã, que seguem os eixos orientadores da ONU para a elaboração e implementação de políticas em nível local. Na palestra eu citei algumas boas práticas premiadas no Brasil, e uma delas, foi a da Guarda Municipal de Aracaju , o programa Anjos Azuis, que está alinhado com o eixo de proteção de populações vulneráveis do Conselho de Segurança Cidadã e também com os ODS em três objetivos, educação de qualidade, redução das desigualdades e a prevenção da violência contra crianças”, explica o pesquisador.
 
Criado em 2003, o Programa Anjos Azuis, da Guarda Municipal de Aracaju, trabalha de forma lúdica com crianças da pré-escola e do ensino fundamental menor e maior, com enfoque nos alunos da rede municipal de ensino. O comandante-geral da corporação, subinspetor 2° classe Fernando Mendonça, reforça a importância deste trabalho cidadão.
 
“O trabalho desenvolvido pelo Programa Anjos Azuis é fundamental dentro do nosso espectro de atuação. As lições apresentadas por meio do teatro de fantoches e atividades de fixação colaboram no aprendizado e na criação do senso de cidadania nas crianças e jovens que são os anfitriões nas escolas que recebem nossos guardiões. As temáticas apresentadas, como bullying, trânsito, preservação do patrimônio público, entre outros reforçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e revelam que nossa instituição preza também, por ações de cunho educativo como ferramenta no processo da segurança pública”, explica o comandante da GMA.