Prefeito Edvaldo recebe Medalha do Mérito Militar do Corpo de Bombeiros

Agência Aracaju de Notícias
02/10/2023 13h14

O prefeito Edvaldo Nogueira foi homenageado pelo Corpo de Bombeiros de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 2. O gestor da capital foi agraciado com a Medalha do Mérito Militar, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à corporação, como chefe do executivo municipal. A entrega da honraria ocorreu durante a cerimônia em comemoração aos 103 anos do Corpo de Bombeiros de Sergipe. Além de Edvaldo, outras 35 personalidades civis e militares foram condecoradas com a medalha.

"Este é um momento de muita alegria. O Corpo de Bombeiros de Sergipe completa seus 103 anos, desempenhando um papel extremamente importante na nossa cidade, que é o de proteger vidas. É uma instituição que está presente em diversos momentos, especialmente em horas difíceis, e que tem sido uma grande parceria da Prefeitura de Aracaju em muitas ocasiões. Portanto, fico muito feliz em ser agraciado com esta medalha e de recebê-la das mãos de homens e mulheres que dedicam suas vidas para fazer o bem ao próximo", destacou o prefeito ao receber a medalha e um diploma.

Edvaldo ressaltou também a importância da data para a instituição centenária. "São 103 anos de uma corporação que representa força, coragem e que é composta por guerreiros e guerreiras que salvam vidas. O bombeiro representa um símbolo para a nossa sociedade que retribui, sempre, com muito carinho, porque sabe que na hora da dificuldade, é este profissional que lhe estende a mão. São os bombeiros que, de fato, merecem a nossa homenagem. Viva ao Corpo de Bombeiros de Sergipe, que presta um grande serviço à nossa capital e ao nosso estado", reforçou.

A Medalha do Mérito do Bombeiro Militar foi instituída em 2001, com a finalidade de agraciar bombeiros militares de Sergipe que tenham prestado notáveis serviços à corporação, ao estado e ao país. A condecoração é dedicada, ainda, aos militares das Forças Armadas, Auxiliares e aos cidadãos brasileiros que, pelos serviços prestados, se tornam merecedores da homenagem.

"Prestamos uma homenagem a autoridades e personalidades que têm contribuído, de alguma forma, no exercício das suas funções, para o engrandecimento desta corporação que completou seus 103 anos. Obrigado a todos os homenageados por se dedicarem e nos ajudarem", declarou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, coronel Fábio Cardoso.

Histórico

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe foi criado em 1° de outubro de 1920. De acordo com os registros históricos, um incêndio de grandes proporções ocorreu no Centro da capital, à época, destruindo completamente a loja 'Casa Celeste'. A partir do sinistro, enfatizou-se a necessidade de criação da instituição.