Perimetral Oeste: Prefeitura constrói redes de esgoto sanitário e de drenagem do Residencial Lamarão

Obras e Urbanização
03/10/2023 10h41

À medida que a cidade cresce e se desenvolve, aumenta também a necessidade de se fazer presente o poder público, propondo intervenções inovadoras e capazes de atender às novas demandas da população. A Prefeitura de Aracaju, neste sentido, realiza a obra de infraestrutura do novo conjunto habitacional do bairro Lamarão, que vai abrigar a comunidade que precisará ser realocada, em virtude da construção da avenida Perimetral Oeste. Com isso, além de entregar a maior obra social da cidade, a gestão municipal irá reduzir ainda mais o déficit habitacional na capital sergipana, com a garantia de moradia digna.

Atualmente, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realiza a construção das redes de drenagem e esgotamento sanitário no local. O projeto de urbanização compreende uma área de aproximadamente 20 mil m². Nela, serão implantadas redes de drenagem pluvial, água potável, esgotamento sanitário e de distribuição de energia elétrica, construção de calçadas e meios-fios e paisagismo, além de iluminação em LED.

Serão constituídas 19 ruas com pavimentação asfáltica, contabilizando uma extensão total de 1,6 km, cada uma com 6 m de largura. Todas terão sinalizações vertical e horizontal e acessibilidade.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a alteração na paisagem urbana e o impacto positivo dessas obras na Zona Norte.

“A avenida Perimetral já vai trazer benefícios muito grandes, como melhoria do acesso a Aracaju e a Nossa Senhora do Socorro, o desafogo à avenida Euclides Figueiredo e a instituição de um novo roteiro na cidade. O conjunto habitacional do Lamarão vai garantir moradia digna e mudar toda a dinâmica social. Lá, a movimentação com o novo eixo viário e a construção de casas vai aumentar e trazer mais desenvolvimento para aquela região. É importante destacar que o serviço vem sendo realizado em um ritmo muito bom e com respeito ao meio ambiente”, afirmou.

Após a obra de infraestrutura, será iniciada a construção de 643 casas. O conjunto terá seu acesso principal pela avenida Paulo Figueiredo Barreto, nas proximidades da ponte sobre o Rio do Sal, que divide Aracaju e Nossa Senhora do Socorro.

O novo residencial Lamarão é parte integrante do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju - Construindo para o Futuro, viabilizado a partir de contrato da Prefeitura de Aracaju com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que destinou R$ 45.519.458,07 para a realização da obra estruturante.

Preservação ambiental
O novo conjunto habitacional do bairro Lamarão contará com a delimitação da Unidade de Conservação (UC) para proteger parte do manguezal. A reserva é parte da compensação ambiental da obra, que será construída na região do mangue, por ser uma obra de interesse social, conforme estabelecido na legislação.