SMTT se reúne com vereadores e moradores do São Conrado e anuncia mudanças no trânsito local

Transporte e Trânsito
03/10/2023 18h37

Em reunião nesta terça-feira, 3, com vereadores e moradores do bairro São Conrado, o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Renato Telles, apresentou as novas medidas que serão tomadas para potencializar a segurança no trânsito da avenida José Carlos Silva, nas imediações do bairro. Após um estudo técnico realizado pela SMTT, o órgão instalará equipamentos de fiscalização eletrônica no local que reduzirão a velocidade máxima permitida em um trecho da via com objetivo de minimizar os índices de sinistros de trânsito. 

O superintendente explica que a velocidade máxima permitida na avenida José Carlos Silva, da rotatória do Gelão até a ponte do São Conrado, nos dois sentidos da via, será de 50 km/h. Renato ressalta que a avenida já possui sinalizações vertical e horizontal e que a medida, que atende uma demanda da população, será para dar ainda mais segurança ao trânsito, já que alguns condutores insistem em desrespeitar as regras de trânsito. 

“Implantaremos na avenida um programa de redução de velocidade chamado ‘Zona 50’, no trecho da região do São Conrado. Aliado a isso, instalaremos equipamentos de fiscalização eletrônica, atendendo ao anseio da comunidade, com sinalizações orientando a população sobre o limite de velocidade máximo permitido, que será de 50 km/h. É importante ressaltar que a avenida possui todas as sinalizações de trânsito, tanto horizontal quanto vertical e as medidas adotadas serão para aumentar a segurança no trânsito, pois alguns condutores, infelizmente, insistem em desrespeitar as leis de trânsito, excedendo o limite de velocidade e deixando de dar prioridade aos pedestres”, conta. 

Renato acrescenta ainda que as ações educativas também serão intensificadas na região, assim como a presença dos agentes da SMTT, fazendo o monitoramento do trânsito e auxiliando na travessia dos pedestres. “Manteremos os agentes em pontos estratégicos nas imediações do São Conrado e intensificaremos as ações educativas para conscientizar a população sobre a importância das boas condutas no trânsito para evitar sinistros e salvar vidas”, afirma o superintendente da SMTT. 

Ainda esta semana, será iniciada a instalação dos radares e das novas sinalizações. Os equipamentos de fiscalização serão implantados nos sentidos Sul e Norte da avenida. 

“A reunião foi muito propositiva. Estamos visualizando soluções para essa avenida, com medidas que tornam a comunidade e o parlamento municipal mais feliz. Esperamos, contudo, que os sinistros de trânsito não ocorram mais”, declara o vereador Breno Garibalde, que também é presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Tecnologia, Segurança, Administração, Transportes e Comércio da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Imprudência no trânsito
O vereador Soneca, que também esteve presente na reunião, considera que os impasses relacionados à avenida José Carlos Silva, no que diz respeito ao trânsito, não se restringem à sinalização no local, mas estão diretamente relacionados à imprudência de alguns condutores. 

“Testificamos o desrespeito às faixas de pedestres e as indicações dos semáforos. Porém, com essa nova estratégia adotada pela SMTT de Aracaju, através do superintendente e de sua equipe técnica, acredito que teremos a resolução desses problemas, entre eles, a insegurança vivenciada pela comunidade do bairro São Conrado. Como parlamentar, solicitei à CMA uma ação conjunta com a SMTT de Aracaju para sensibilizar os condutores que trafegam na avenida José Carlos Silva para que colaborem com as novas medidas implantadas pelo órgão”, disse.

Atendimento às demandas
O líder da Associação Visão Comunitária do bairro São Conrado (Aviscom), Alisson Ribeiro, afirma que saiu da reunião esperançoso. “A expectativa é de reduzir os sinistros na avenida. Percebemos que os agentes da SMTT estão presentes na localidade, atendendo às demandas que surgem, e consideramos que alguns condutores de veículos precisam ser reeducados, pois ainda transitam em alta velocidade, não atendendo às exigências do Código de Trânsito Brasileiro”, declarou. 

Morador também do bairro São Conrado, Cícero Bispo dos Santos acredita que haverá grande assertividade nas ações de segurança para o trânsito. “Há sinalizações de trânsito na avenida José Carlos Silva, a exemplo dos semáforos, mas em virtude do mal comportamento dos condutores, mesmo com a fiscalização mantida pelos agentes de trânsito da SMTT de Aracaju, houve necessidade de novas medidas para a segurança dos moradores”, afirma. 

Presenças
Também participaram da reunião o secretário municipal de Articulação Política e das Relações Institucionais, Joaquim da Janelinha, e o secretário municipal de Governo, Halisson Sousa, além do diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT, Diego Carvalho, e de outras representações comunitárias.