Prefeitura aproveita a primavera e coleta sementes de árvores para produção de novas mudas

Meio Ambiente
04/10/2023 18h23

É durante a estação da Primavera que as árvores florescem e produzem sementes, tornando este período ideal para a coleta. Todo o ciclo é minuciosamente planejado e coordenado pelo Horto Municipal de Aracaju, situado nas dependências do Parque Augusto Franco, conhecido como Sementeira. A ação da Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), é realizada com o intuito de produzir novas mudas para arborização da cidade.

O Parque da Sementeira é o principal ponto de coleta das sementes, mas também são realizadas coletas de árvores adultas localizadas em outros pontos da capital sergipana. De acordo com o coordenador interino do Horto, Jeová Assis dos Santos, a primavera é a estação adequada para realizar esse serviço.

“Nesta época do ano, nossa equipe se mobiliza para coletar as sementes de forma criteriosa, com preferência dada às espécies nativas da Mata Atlântica, como o pau-brasil, flamboyant e aroeira. Também coletamos sementes de árvores frutíferas, como tamarindo", afirmou.

Depois de coletadas, as sementes são levadas ao Horto de Aracaju, gerenciado pelo órgão ambiental. É lá onde são produzidas novas mudas para arborização da cidade. "Quando prontas, as mudas são plantadas em locais estratégicos de Aracaju, a exemplo de praças, parques e áreas identificadas pela equipe técnica da Sema. Além disso, algumas mudas são distribuídas ao público em geral", destacou o coordenador do Horto. 

Cultivo
O analista ambiental da Sema, Rafael Gouveia, explica como funciona todo o processo. “Quando as sementes chegam ao Horto, elas são tratadas e selecionadas. Depois, são plantadas em tubetes ou sacos plásticos com substrato. A partir daí, elas vão para a estufa de germinação, onde permanecem até atingirem cerca de 30/40 centímetros. Posteriormente, seguem para a estufa de desenvolvimento vegetativo e, por último, são levadas para a área de rustificação para adquirir resistência", contou.