Secretário da Educação e diretor de Educação Básica recebem Título de Cidadania Aracajuana

Educação
04/10/2023 23h00


Nesta quarta-feira, 4, o prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a concessão de título de cidadania aracajuana a dois importantes representantes da Educação do município: Ricardo Abreu, gestor da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e Evilson Nunes, diretor do Departamento de Educação Básica (DEB). 

A solenidade foi iniciada às 16h, com apresentação do dispositivo, que contou com a presença de importantes autoridades de diversos setores e secretarias da capital, seguida de homenagens, discursos e aplausos, para a então chegada do esperado momento de entrega dos documentos que oficializam a cidadania aracajuana dos dois homenageados.

No ato, o gestor da capital reconheceu o trabalho dos dois profissionais e ressaltou os resultados positivos para a população, advindos do desempenho e comprometimento de Ricardo e Evilson com a educação municipal.
 
“É com muita alegria que participo da entrega dos títulos de cidadãos aracajuanos a esses dois grandes homens que se dedicam a nossa rede municipal de ensino diuturnamente. O professor Ricardo, secretário da Educação, e o professor Evilson, diretor da Educação Básica, são pessoas com histórias inspiradoras, que têm contribuído de maneira significativa para que esta pasta importante da gestão avance cada dia mais. Foi a partir de um grande projeto, desenvolvido nos últimos anos, que a Educação de Aracaju deu passos largos chegando ao que é hoje, alcançando resultados muito positivos, além de destaque em Sergipe e no Brasil. Tudo isso é resultado de um trabalho incansável que tem sido realizado por pessoas tão abnegadas com as questões educacionais como os professores Ricardo e Evilson.  Portanto, fico muito feliz por ver o reconhecimento da Câmara Municipal de Aracaju a esses dois grandes profissionais que representam cada servidor da Educação do município”, destacou Edvaldo.

Da mesma forma, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos, enfatizou que a entrega do título aos novos cidadãos aracajuanos “representa um grande momento para a Casa”. 

“Acredito que sejam os títulos mais prestigiados que já entregamos na atual legislatura e isso demonstra não somente o quanto os dois homenageados são queridos, mas também o importante papel que eles têm desempenhado na capital. São duas pessoas que se doam, se dedicam à educação de Aracaju e que têm demonstrado a impressionante vontade de acertar, de fazer com que a rede pública municipal de ensino avance. Esse parlamento tem presenciado a dedicação dos professores Ricardo e Evilson para transformar este instrumento importante que é a Educação da capital e, por isso, tem a felicidade de entregar o título de cidadão aracajuano. Vocês são merecedores”, salientou.

Autor da propositura, o vereador Antônio Bittencourt declarou estar se sentindo “muito feliz” por indicar a homenagem. 

“Este é um reconhecimento justíssimo a duas pessoas extremamente comprometidas com uma pauta especial para a nossa sociedade que é a educação. Conheço ambos há bastante tempo e sei o papel que eles desempenham, com maestria, para elevar os níveis educacionais da nossa capital. Trabalhei com Evilson quando tive a oportunidade de ser secretário da Educação, na segunda gestão do prefeito Edvaldo, e pude ver o homem e profissional dedicado que é. Da mesma forma, tive a felicidade de conhecer Ricardo na universidade, ele como coordenador do curso de Letras e eu, do curso de História. Por conhecê-los de perto, posso afirmar que os dois se empenham integralmente para que o papel da educação seja efetivado, amplificado na nossa capital. Portanto, fico muito feliz por ter sido o vereador que propôs este importante título, que é o mais relevante que a Câmara pode conceder, sendo aceito de forma unânime pelos parlamentares. Aracaju, ao conceder esta homenagem aos dois, se sente também homenageada”, expressou.

O vice-governador e Secretário de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Zezinho Sobral, também prestigiou a solenidade direcionada aos colegas da Educação.

“Estou como secretário de Estado da Educação e tenho visto de perto o trabalho de Ricardo e Evilson, no âmbito municipal. Conseguimos estabelecer uma conexão muito grande e, juntos, temos trabalhado para que a Educação de Aracaju e Sergipe avance de forma significativa. São duas secretarias formadas por excelentes mestres, pessoas comprometidas que se empenham para que meninos, meninas, jovens e adultos tenham acesso ao ensino de qualidade. Parabéns aos dois profissionais, agora, aracajuanos por direito, por essa belíssima homenagem”, afirmou. 

Novos cidadãos aracajuanos
Natural de Salvador (BA), o secretário Ricardo Abreu veio para Aracaju aos cinco anos de idade e já contabiliza 42 anos na capital sergipana. Feliz com a cidadania, o secretário enfatizou que os seus valores, princípios, referências e amizades são aracajuanas.

“Foi aqui em que eu vivenciei as experiências da infância, adolescência e vida adulta. Foi em Aracaju que eu encontrei o amor da minha vida, me apaixonei e me casei. E é aqui nessa cidade que eu desenvolvo as minhas atividades profissionais. Ser reconhecido pela Câmara Municipal de Aracaju, a Casa do povo, pelos representantes do povo, com a cidadania aracajuana, é algo que me engrandece bastante, porque é o povo de Aracaju dizendo que eu sou aquilo que eu sempre quis ser e que eu sempre achei que fui, que é um cidadão aracajuano”, comemora. 

“Esse título é fruto de uma trajetória de trabalho que é majoritariamente vinculado à educação e que, nos últimos anos, tem se debruçado, se dedicado, e prestado a minha energia, o meu conhecimento e tudo aquilo que eu aprendi com esse povo e nessa terra para alfabetizar as crianças, os jovens e adultos do nosso município. Hoje eu me torno cidadão aracajuano, renovo todas as minhas energias e os meus votos de que, enquanto eu for vivo, eu serei embaixador dessa cidade, falando bem de Aracaju e do seu povo em todo lugar onde eu estiver. Enquanto eu estiver aqui nessa terra, eu vou batalhar para que o futuro dessa cidade e do seu povo seja cada vez melhor”, promete o secretário. 

Já o diretor do DEB, Evilson Nunes, sempre foi cidadão sergipano, nascido no município de Malhador, mas que desenvolveu suas raízes em Aracaju. Para o educador, receber o título de cidadão aracajuano traz muita alegria, pois é ter o reconhecimento pelo trabalho como servidor público municipal. 

“Enquanto professor da rede pública, ter esse reconhecimento da Câmara Municipal com o título de cidadania Aracajuana é de uma felicidade imensa, visto que já vivo nessa cidade há mais de 20 anos e atuo enquanto servidor público há cerca de dez anos. Portanto, receber o título é ter o reconhecimento do trabalho em prol da alfabetização e do aprendizado dos aracajuanos, o que é muito gratificante. Essa homenagem reforça o compromisso de continuarmos prestando o melhor atendimento a todo aracajuano que adentra a rede municipal de ensino e que almeja nela um espaço de transformação social”, reflete Evilson.