UBS Renato Mazze Lucas realiza bate-papo sobre prevenção ao câncer de mama e do colo do útero

Saúde
05/10/2023 18h20

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está realizando uma série de ações de prevenção e conscientização, que fazem parte da campanha Outubro Rosa, principalmente promovendo a educação em saúde em diversas regiões da capital. Na tarde desta quinta-feira, 5, a Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Mazze Lucas, localizada no bairro Santos Dumont, foi palco para um bate-papo com mulheres e homens presentes na unidade enquanto aguardavam atendimento.

A gerente da USF, Sueli Matos da Silva, explicou que é comum as mulheres acabarem resistindo a fazer os exames preventivos contra câncer de mama e câncer de colo do útero e, por essa razão, a ação educativa age para desmistificar mitos e realizar a busca ativa de mulheres que estejam com os exames em atraso.

“Esse momento aqui é muito importante, porque fazemos a busca de mulheres que têm resistência a fazer os exames periodicamente. Eles são ofertados gratuitamente todos os dias, o ano inteiro. Porém, temos dificuldades de trazer para a UBS as pacientes que precisam de acompanhamento a cada seis meses. Diante da visibilidade do Outubro Rosa, enfatizamos que ofertamos os exames clínico das mamas, citopatológico, e encaminhamos a partir da idade e histórico familiar, a mamografia”, relata.

O bate-papo contou também com a participação dos estudantes de enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit). A enfermeira e preceptora, Anna Cecília, conta que todas as quintas-feiras de outubro, o grupo estará desenvolvendo abordagens educativas na unidade sobre diversos temas relacionados à saúde da mulher.

“A gente observa que há uma certa resistência da população feminina em realizar o exame preventivo e, com base em estudo, acredito que isso tenha a ver com a falta de comunicação ou dificuldade de acesso à informação sobre a gratuidade do exame nas USFs. O que por diversas vezes as mulheres relatam é que sentem incômodo pela vergonha que tem durante o procedimento, mas é um exame fácil e a gente pode chamar de padrão ouro na prevenção do câncer. Durante a ação, incentivamos que, inclusive, os homens presentes incentivem suas parceiras a fazerem os exames que acontecem como porta aberta aqui na unidade”, relata Anna Cecília.

A moradora do Santos Dumont, Josefa Luiza dos Santos, conta que compreende a importância da campanha Outubro Rosa, pois assim como milhares de mulheres, também faz acompanhamento médico semestral em função de um pequeno nódulo na mama.

“A gente sabe que tem que ficar atenta e fazer o exame de lâmina, mas eu fiz em 2020 e de lá pra cá não fiz novamente. A mamografia eu fiz esses dias porque tenho um nódulo, já fiz a punção e continuo fazendo o acompanhamento com um médico no Cemar. Por esse lado, eu to cuidando, mas agora falta o outro”, conta.

Adalgisa Gomes dos Santos é exemplo quando se trata em cuidar da saúde. Além de estar em dia com todos os exames preventivos para detecção do câncer de mama, câncer de colo do útero e outros exames de rotina para verificar os índices de glicemia e colesterol, por exemplo. Ela também é aluna da Academia da Cidade e frequenta o polo do Santos Dumont, nas aulas que acontecem no Colégio Estadual Olavo Bilac.

“Hoje eu vim aqui na unidade para trazer todos os meus exames e estou muito feliz porque está tudo bem. Se as mulheres bem soubessem o quanto nos faz bem, fazia os exames certinhos todos os anos, para que não tome como surpresa um problema desses, sabendo que poderia ter resolvido antes com um simples exame. Eu sei que o exercício físico ajuda em tudo, afasta qualquer problema de saúde e eu sou aluna da Academia da Cidade desde quando começou em 2003. Todo dia estou lá e a cada dia é uma aula diferente, tem dança, ginástica, não falto de jeito nenhum”, destacou.