Comandantes das Guardas Municipais de Sergipe exaltam a importância de encontro realizado pela Prefeitura

Guarda Municipal
06/10/2023 17h23

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou nessa quinta-feira, 5, a Convenção de Comandantes e Subcomandantes das Guardas Municipais de Sergipe. O evento aconteceu no auditório do Primme Hotel, em Aracaju, e contou com a participação de representantes de 20 Guardas Municipais do estado. O evento possibilitou a troca de experiências e informações entre as corporações acerca dos casos de sucesso das coirmãs e proporcionou um rico debate, visando melhorar a segurança pública em nível municipal.

Todos os comandantes presentes no encontro se mostraram satisfeitos com as temáticas apresentadas que demonstram a evolução dessas instituições em todo o estado de Sergipe, seguindo uma tendência nacional. Abordando a temática: “Estratégias de segurança pública municipal: regulamentação das Guardas Municipais, melhores práticas e novas tecnologias”, o anfitrião do evento, comandante-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor 2° classe Fernando Mendonça, reforçou a necessidade da união entre as forças de segurança pública municipais e o aprendizado constante acerca das tendências atuais de atuação.

“Eventos como essa Convenção de Comandantes e Subcomandantes são essenciais para que as Guardas Municipais do estado estejam coesas e atuando dentro de parâmetros pré-estabelecidos, seguindo uma padronização que nos identifique de forma uniforme, criando uma identidade. Temos participado de eventos dessa natureza em todo o país, conhecendo novas tecnologias, conhecendo a fundo a legislação que nos rege e tendo contato com o que há de mais moderno nos procedimentos operacionais. Estamos trazendo tudo isso para Sergipe, a fim de compartilhar essas experiências com as demais Guardas Municipais do estado”, enfatiza Mendonça.

A ocasião serviu para que os representantes das Guardas Municipais de Sergipe pudessem assistir às palestras preparadas pelas demais corporações, com o intuito de adquirir conhecimento sobre os meios necessários para implementar as ideias inovadoras que foram compartilhadas em seus respectivos municípios, como o sistema de gestão de dados, ações preventivas e comunitárias e inovações, perspectivas e valorização profissional da categoria.

O comandante da Guarda Civil Municipal de Japaratuba, Willame Andrade, destaca a importância da Convenção. "As guardas municipais são instituições que têm contribuído muito para a segurança pública, pois estamos em contato mais direto com a população. Eventos como esse nos mostram como podemos melhorar a nossa atuação e trazer resultados concretos para o nosso município. A atuação da Patrulha Maria da Penha, por exemplo, nos estimulou e nos inspirou a implementar as diretrizes em Japaratuba, para que consigamos combater de maneira mais efetiva a violência doméstica".

Ainda sobre o evento, Willame afirma que, com a Convenção, toda a população sergipana ganha guardiões mais bem preparados. "É importante que façamos os munícipes entenderem que a Guarda Municipal não é do guardião, mas sim do município, do povo".

Já o comandante da Guarda Civil de São Cristóvão, subinspetor Fábio André, afirma que o encontro também possibilitou conhecimentos técnicos atualizados. "Além de criarmos essa cooperação entre os comandantes e subcomandantes das Guardas de Sergipe, também temos o acesso às novas legislações e esse conhecimento para as guardas que estão em formação é muito valioso", afirma.