Prefeitura de Aracaju promove educação para a resiliência com projeto Defesa Civil nas Escolas

Defesa Social e Cidadania
06/10/2023 17h55

Nesta sexta-feira, 6, a Prefeitura de Aracaju retoma o projeto "Defesa Civil nas Escolas", como parte das ações voltadas ao fortalecimento da resiliência na capital. A programação realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, no bairro Santa Maria, foi desenvolvida pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed).

O conteúdo, adaptado para o público infantil, envolve a apresentação de vídeos educativos, diálogo com os agentes da Defesa Civil e exposição de equipamentos e materiais utilizados pelo órgão nas ações de prevenção e respostas aos eventos adversos. Com a interação, os alunos são envolvidos em um processo de conscientização que visa ampliar a percepção de riscos e promover a educação para a resiliência.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Ten Cel Silvio Prado, o projeto atende a um dos passos previstos para tornar a cidade resiliente. "Priorizamos as escolas inseridas em áreas onde há riscos classificados, conforme o mapeamento atualizado regularmente na capital, tendo em vista, inclusive, a incidência de ocorrências. Esse trabalho faz com que as crianças tenham maior consciência sobre os tipos de riscos e principalmente aqueles que possam existir na sua comunidade, de maneira a estimular o comportamento cidadão, principalmente no que diz respeito às ações preventivas", destacou.

A ação contou com a presença do secretário municipal da Educação, prof. Ricardo Abreu, que enfatizou a importância da integração dos órgãos da Prefeitura para tornar a cidade cada vez mais resiliente. "A Defesa Civil está em uma das nossas escolas, mas o objetivo é que passem por todas as nossas unidades, para que no curto, médio e longo prazo, possamos fazer com que esses estudantes entendam que uma cidade melhor perpassa, necessariamente, por um comportamento cidadão de responsabilidade com aquele lugar que nos acolheu. Nesse processo de formação dos cidadãos do amanhã, a Secretaria Municipal da Educação conta com muitos parceiros", enfatizou.

Educação e resiliência
Com essa edição especial das atividades em unidades escolares, foram alcançadas, em média, 200 crianças, correspondentes a oito turmas da rede municipal de ensino, distribuídas entre o 4º ano e o 5º ano. As crianças interagiram e, a partir de recursos lúdicos, puderam fixar conteúdos úteis à prevenção e resposta, diante de situações adversas.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, destaca que no encontro são transmitidas informações que ajudam a prevenir acidentes e riscos. "Apresentamos situações que podem, de fato, ocorrer diante de eventualidades, principalmente no período com maior incidência de chuva. Aqui no bairro Santa Maria, consideramos a suscetibilidade nas regiões de encosta. Apresentamos situações nas quais eles possam identificar o risco e como acionar a Defesa Civil", pontuou o coordenador.

Para Maria Yasmin, de 9 anos de idade, foi uma oportunidade para conhecer o órgão. "Eu não conhecia a Defesa Civil, mas agora que eu sei me sinto mais segura e sei que qualquer coisa é só ligar para eles. Vou contar para a família toda", afirmou a estudante.

Entre as atividades que chamaram a atenção de Ane Sophia, de 9 anos, esteve a apresentação dos equipamentos. "Achei muito interessante os equipamentos, principalmente o rádio", disse a estudante que não hesitou ao ser questionada sobre o que fazer diante de uma situação de risco. "É ligar 199", complementou.

A iniciativa integra as atividades alusivas à Semana Nacional de Redução de Desastres, que ocorre anualmente na segunda semana do mês de outubro. Em Aracaju, a mobilização em torno de ações educativas ocorre desde a primeira semana do mês, com a Formação de voluntários para composição do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec); retomada do projeto Defesa Civil nas Escolas; Encontro dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil; e ações educativas em parceria com outros órgãos.