Prefeitura enaltece o Dia do Nordestino destacando ações de fortalecimento cultural e turístico

Indústria, Comércio e Turismo
07/10/2023 09h38

Com investimentos e ações que fazem parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, voltados ao apoio e fortalecimento das tradições nordestinas e a valorização da cultura aracajuana, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), celebra neste domingo, 8, o Dia do Nordestino.

Segundo o secretário da Setur, Jorge Fraga, projetos de modernização na infraestrutura urbana; melhorias na mobilidade, saúde, limpeza e segurança, são vitais para que os turistas se sintam estimulados a conhecer a diversidade cultural que a capital sergipana oferece entre as capitais de outros estados do Nordeste.

“O Nordeste é o grande destino turístico nacional com suas praias ensolaradas, comidas típicas e qualidade de vida, predicados ausentes em outras regiões. E Aracaju, em especial, é uma cidade que encanta e revela ao mundo o que o Nordeste tem de melhor. Como costumo dizer, somos um oásis”, afirma.

Jorge Pessoa e Maria de Lourdes vieram de Brasília (DF) e ficaram encantados com a limpeza da cidade, com os mercados centrais e com a hospitalidade do povo aracajuano. O casal tinha planejado seguir viagem para Pernambuco nessa sexta-feira, 6, mas diante dos atrativos turísticos visitados em Aracaju, decidiram prolongar a estadia na cidade.

“Resolvemos ficar mais um pouquinho, fizemos um passeio muito interessante aqui em Aracaju. Passeamos nos mercados e ficamos maravilhados com a variedade de produtos. Pensávamos que a cidade era mais retraída, mas não, tem muita coisa. Gostamos muito do sotaque nordestino e do acolhimento do aracajuano, até fiquei com vontade de morar aqui”, revelou Maria de Lourdes, sob o olhar de satisfação e cumplicidade de Jorge Pessoa.

O Forró Caju, realizado pela Prefeitura de Aracaju é considerado um dos maiores eventos juninos do país, que promove as tradições nordestinas com forró, culinária à base do milho verde, crendices e manifestações folclóricas, além dos grandes shows musicais com artistas locais, regionais e nacionais.
“É uma festa incrível para o turismo e para mostrar nossas tradições juninas. A praça de eventos dos mercados fica tomada por sergipanos e turistas celebrando a cultura nordestina”, enaltece o secretário Jorge Fraga.

Outro destaque da Prefeitura de Aracaju para a difusão e fortalecimento da cultura nordestina é a Marinete do Forró, uma ação da Setur em parceria com a Viação Progresso. O ônibus, adaptado em estilo jardineira e ornamentado com elementos da cultura nordestina, promove passeios gratuitos pelos principais atrativos turístico da cidade, levando a bordo um trio pé de serra, um casal de dançarinos juninos e guia de turismo para oferecer informações qualificadas sobre as belezas encontradas na capital sergipana.

A funcionária de uma empresa de telefonia móvel de São Paulo/SP, Maria Stella Massoneto, ressaltou a importância do nordestino no processo de construção do país. “O nordestino é um povo muito acolhedor, muito trabalhador e acho que o resto do país deve muito aos nordestinos. São Paulo, por exemplo, foi construído pelos nordestinos, então sou muito grata a isso e é um povo que amo e admiro muito”, revelou a paulista.

Sobre as experiências gastronômicas e o passeio da Marinete do Forró na “Capital da Alegria”, Maria Stella fez questão de não guardar segredo quanto a sua satisfação. “Tudo aqui é maravilhoso, uma cultura muito rica, um lugar que eu sempre pretendo voltar e quem sabe até morar um dia. Como paulistana, não gosto muito de coentro, mas o cuscuz, o mungunzá e outros pratos eu gosto muito. E essa Marinete do Forró é uma delícia, eu recomendo a todas as pessoas que venham conhecer, vale muito a pena ”, disse.

As feiras e mercados da cidade, administrados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) “são locais de expressão da força da cultura nordestina nos produtos e nos saberes dos feirantes e consumidores”, diz Jorge Fraga.

“Quem chega em nossa cidade fica maravilhado com nossas feiras em bairros e nos mercados, no Centro da cidade. Além da variedade de produtos, nossa forma de acolher e nosso sotaque bem especial são marcas fortes que nos traduzem como um povo que tem orgulho de suas tradições”, afirma.

Repercussão nacional
Nesta sexta-feira, 6, a TV Globo exibiu o programa Dia do Nordestino, com um giro de reportagens por todos os estados que compõem a região. A repórter Anna Fontes, da TV Sergipe, emissora afiliada da Rede Globo, fez várias entradas ao vivo no mercado Thales Ferraz, mostrando a variedade de produtos encontrados no local que é administrado pela Prefeitura de Aracaju.

Para Jorge Fraga, a pauta, tendo como foco o Dia do Nordestino, desempenhou importante papel na promoção do destino Aracaju e contribuiu para elevar a autoestima dos aracajuanos e sergipanos ao exaltar os atrativos e as vivências dos moradores da região.

“É muito bom ver nossa cidade em um programa de TV. Parabenizo à TV Sergipe pelo trabalho integrado com as demais emissoras da região. Devemos sempre nos orgulhar das nossas tradições, da nossa ‘nordestinidade’, e mostrar que somos um destino especial, com povo bom, de sotaque bonito, de sabores e saberes e um povo que se orgulha em ser nordestino”, exalta Jorge Fraga.