Prefeitura inicia campanha de Multivacinação com a realização do Dia D de mobilização nacional

Saúde
07/10/2023 14h59

Com o objetivo de ampliar e estimular a atualização do cartão de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos e retomar a alta cobertura vacinal que impede a reintrodução de doenças já eliminadas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou neste sábado, 7, das 8h às 13h, o "Dia D" da Campanha de Multivacinação, além de vacinar também adultos e idosos que estavam com a proteção em atraso.

A ação ocorreu em nove Unidades da Saúde da Família (USFs) da cidade: João Bezerra (Areia Branca), Augusto Franco (Farolândia), Osvaldo Leite (Santa Maria), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Joaldo Barbosa (América), Cândida Alves (Santo Antônio), Francisco Fonseca (18 do Forte), José Machado (Santos Dumont) e Dr. José Calumby (Bugio).

A secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, acompanhou de perto em algumas dessas unidades o movimento da campanha. Na oportunidade, reforçou a importância do “Dia D” e enfatizou o empenho da SMS que se preparou, disponibilizando profissionais de saúde e de apoio, para garantir a vacinação da população.

“Como durante a semana muitas pessoas trabalham e têm outras questões que impedem de vir até as unidades, oferecemos um sábado, que é um dia mais tranquilo, para que pais ou responsáveis trouxessem suas crianças. Organizamos tudo para que os usuários chegassem até a unidade mais próxima e tivessem suas doses garantidas. Essa é mais uma estratégia que utilizamos para ampliar a cobertura vacinal na nossa cidade. Nosso trabalho é proporcionar todas as condições necessárias para ampliar os indicadores de vacinação e continuar erradicando as doenças”, destaca Waneska.

Ao longo do dia, foram ofertadas vacinas contra a covid-19, influenza e outras do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas, a exemplo da Hepatite B, Poliomielite, Febre Amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola; Pneumocócica, dentre outras.

Outras ações da Saúde
Como a SMS trabalha para o bem-estar de todos e na prevenção de doenças, enquanto foi realizado o Dia D de vacinação, com a atualização da caderneta vacinal, o público que compareceu às unidades inseridas na programação também tiveram acesso a consulta de enfermagem, consulta médica, pesagem do Bolsa Família - para conferir a saúde de crianças inscritas no programa -, atividades coletivas, palestra educativa, promoção em saúde bucal, atividades do Programa Academia da Cidade e agendamento de exames laboratoriais.

Importância
Aline Santos,aproveitou o sábado e levou seu filho Antônio Felipe para atualizar a caderneta vacinal. “Começar a campanha já com o dia D de mobilização e com Unidades funcionando ao sábado, foi maravilhoso. Não conseguiria trazer meu filho durante a semana. Então, foi muito bom para mim a unidade estar aberta neste sábado e garantir logo a proteção do meu filho”, relata.

Gabrielle Souza foi com a tia e aproveitou logo o primeiro dia da campanha. “Gosto de participar de todas as ações de prevenção. Às vezes, acabamos nos perdendo nas datas, mas aproveito momentos como esse para fazer a atualização de todas as vacinas”, afirma.

Já Maria José Santos levou seu filho Carlos Miguel, de 8 anos, para garantir a proteção do filho contra algumas doenças. "É muito importante mantermos as vacinas em dia dos nossos filhos para evitar que muitas doenças, que já estavam erradicadas, voltem a acometer o país”, enfatiza Maria.

A campanha continua

A Campanha de Multivacinação, focada nas crianças menores de 15 anos, segue até o dia 21 de outubro com os imunizantes disponíveis nas 45 USFs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Entre estas, 16 Unidades estão com o horário estendido até às 18h. São elas: Antônio Alves, Augusto Franco, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby Filho, Onésimo Pinto.