Com rede wi-fi em todas as escolas municipais, Aracaju avança em tecnologia e aprendizagem

Educação
16/10/2023 12h00

Em Aracaju, a tecnologia é uma das principais aliadas da Secretaria Municipal da Educação (Semed) no tocante à implementação de práticas pedagógicas nas unidades de ensino da rede. E um importante instrumento na ampliação e desenvolvimento de ações educativas é o sinal de internet via rede wi-fi, disponibilizado em todas as 79 escolas municipais da capital, um recurso tecnológico que garante o suporte necessário tanto às equipes administrativas quanto pedagógicas, que utilizam a internet para diversas ações com os alunos.

A implementação da rede de internet sem fio foi iniciada ainda no ano de 2018, atingindo 100% de cobertura nas escolas municipais no início de 2022. Para isso, mais de 300 roteadores foram instalados nas uniaddes, com diferentes tipos de conexão para os diversos públicos da comunidade escolar.

De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Semed, Caio Davinis, o acesso à rede é possível a partir da autenticação dos usuários, para garantir a segurança nas escolas, respeitando as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

“Com essa autenticação a gente consegue fazer uma identificação do usuário em casos de possíveis incidentes. Assim, é possível que haja o reconhecimento de quem possa ter feito alguma coisa equivocada na nossa rede. E, além da própria segurança, isso faz com que o usuário tenha uma responsabilidade tecnológica. Com todas as escolas recebendo o sinal, agora o nosso trabalho é garantir que os usuários estejam devidamente aptos a usarem. Para isso, nós damos todo o suporte às escolas, passando as orientações e fazendo os atendimentos para que eles tenham ciência de como funciona”, explica.

Ainda no ano de 2022, a rede wi-fi instalada nas escolas foi ampliada de modo a disponibilizar o sinal para além da administração das unidades, liberando assim o acesso ao público geral.

“Com essa nova rede, qualquer família, pai ou responsável legal pelos alunos que forem sendo recepcionados pelas escolas também têm acesso a um sinal específico”, explica o diretor. Segundo Caio, esta é uma ação que viabiliza diversas frentes pedagógicas da Semed, desde a disponibilidade de acesso à internet passando pelo auxílio aos professores para registro no diário eletrônico e atividades.

"Além disso, há também as televisões disponíveis nas unidades, que ajudam muito no processo pedagógico. Então, todo esse suporte se torna uma base fortemente consolidada na nossa rede, porque isso faz com que o terreno esteja pronto para que toda tecnologia ou processo que necessite acessibilidade dentro da escola fique viável, já existe essa total cobertura nas Emefs”, destaca o diretor.

Com toda essa rede de internet disponível, os estudantes são contemplados e podem utilizá-la para desenvolver atividades, pesquisas e consultar conteúdos interligados com a aprendizagem diária. Sobre o acesso dos alunos, este também ocorrer a partir da rede pública. Caio Davinis esclarece que já há uma perspectiva de aumentar o projeto e criar um acesso direcionado ao público estudantil, mas com toda a segurança e controle de bloqueador de páginas não-educativas.

Aprovação dos professores

Para a professora Wenia Santos, da Emei Ana Luiza Mesquita Rocha, o acesso à internet na escola é uma ferramenta pedagógica fundamental atualmente. “Através da internet, nós conseguimos acessar o diário eletrônico, conseguimos adquirir vídeos e áudios de plataformas digitais para poder complementar a nossa aula e trabalhar com os alunos de uma forma mais lúdica e diversificada. Então, hoje em dia, a internet deixou de ser algo estranho para o dia a dia do professor e passa a fazer parte da metodologia de trabalho de cada um deles”, analisa.

Katiane Dias, também da Emei Ana Luiza, concorda que a internet via rede wi-fi ajuda bastante no processo educativo e facilita o registro das aulas, além de tudo aquilo que é trabalhado no dia a dia do professor dentro da sala de aula.

“Às vezes a gente quer colocar uma musiquinha numa caixa [de som], então conectamos o bluetooth e trabalhamos com a musicalidade, que é uma atividade lúdica para eles e que só é possível com a internet. Algo simples, como colocar uma música, mas que já muda muita coisa no dia a dia. Toda manhã a gente exibe na televisão, que é conectada ao wi-fi, uma historinha cantada e depois trabalhamos pedagogicamente com as crianças. Eu acredito que hoje em dia é muito difícil não utilizar a internet para auxílio na educação, porque sempre vamos precisar da tecnologia para uma pesquisa, uma música, de uma historinha ou um planejamento. Portanto, ter essa rede é totalmente necessário”, aponta a professora.