Outubro Rosa: USF Edézio Vieira de Melo recebe ação voltada à saúde da mulher

Saúde
17/10/2023 12h04

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou mais uma ação de promoção à saúde em alusão à campanha “Outubro Rosa”, desta vez na Unidade de Saúde da Família (USF) Edézio Vieira de Melo, no bairro Siqueira Campos.
 
Na unidade, foram realizadas consultas de saúde da mulher, práticas integrativas, exame de lâmina, exames clínicos das mamas, solicitação de mamografia, vacinação, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C.

De acordo com a gerente da USF Edézio Vieira de Melo, Sâmara Tainar, durante todo o mês de outubro é intensificado o alerta sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. 

“Orientamos, conscientizamos e lembramos a todas as mulheres que, para conhecer o próprio corpo, perceber alterações e buscar ajuda profissional é fundamental. A programação do Outubro Rosa é, acima de tudo, uma oportunidade que temos de reforçar que a prevenção pode salvar vidas”, explica a gerente.

Para a médica Valéria Andrade, que atua na unidade, o processo continuado, o autocuidado e a realização de exames fornecem às pacientes a possibilidade de um diagnóstico precoce. 

“Desenvolvemos esses tipos de ações não apenas no mês de outubro, mas o ano inteiro. É uma ação de conscientização e nossa maior recomendação é que as pessoas se toquem, se olhem, monitorem a saúde e procurem atendimento médico”, enfatiza Valéria. 

Aprovação da comunidade
Andréa Rocha, moradora do bairro Siqueira Campos, relata que sempre participa das ações com o intuito de cuidar da saúde. “Participo ativamente e sempre estou realizando exames, é muito importante fazer o autoexame, porque a chance de cura é bem maior”, conta.

Outra usuária que também tomou compareceu à unidade foi Adriana de Souza. “As pessoas já sabem da importância do autocuidado, o que precisa é se conscientizar da realização dos exames preventivos. É muito importante trocar informações, uma ação como essa é maravilhosa, aprendi muitas coisas e vou repassar as informações”, considera.